Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Universidade para Todos beneficia 35 mil estudantes baianos
Cerca de 35 mil estudantes de 146 municípios estão participando, este ano, do Universidade para Todos, programa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia de preparação para o vestibular. Desses, 13.150 são alunos cursando o 3º ano do ensino médio das escolas da rede estadual. Esse reforço no horário regular foi implantado em 2010, quando 2.670 alunos se matricularam. Em relação a 2010, houve um aumento de quase 500% de participação dos estudantes.
Programa de inclusão social e educativa de alunos oriundos da rede pública do ensino médio ao ensino superior, o Universidade para Todos foi criado pelo Governo do Estado, numa parceria com as universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uesb e Uefs) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
“O Universidade para Todos, no 3º ano do ensino médio, é fundamental para a complementação da formação dos estudantes que pretendem seguir o ensino superior”, considera o coordenador de Ensino Superior da Secretaria da Educação, Clóvis Caribé, ressaltando que o programa vem contribuindo para garantir o acesso dos estuantes da rede pública nas universidades.
O sonho de entrar para a universidade pública foi concretizado por Núbia dos Santos Duarte. A estudante, aprovada para o segundo semestre 2011, em Serviço Social, na Universidade Federal da Bahia (Ufba), se diz realizada. “Cursar o Universidade para Todos foi uma grande oportunidade para mim. Estudei muito e tive excelentes professores. Posso garantir que o programa vale muito a pena para quem pretende cursar o ensino superior”, declara. Empolgada, ela completa: “Estou tão animada que não vejo a hora de começar as aulas na Ufba”.
O estudante Marcelo Silva dos Santos, 18 anos, é também beneficiado do Universidade para Todos. Em 2010, ele ingressou no programa e, agora, foi aprovado no curso de Química, da Uneb. “Sem dúvida, o Universidade para Todos é uma grande oportunidade para quem não tem chance de pagar um cursinho pré-vestibular. Os professores são excelentes e os coordenadores são muito prestativos. Foi uma experiência de sucesso”, avalia o universitário.
A monitora no curso de matemática do Colégio da Polícia Militar, Carla Danúbia de Santana (foto), fala de sua experiência com o Universidade para Todos como uma das mais ricas de sua vida acadêmica. “Faz três anos que trabalho no programa e, a cada ano, me surpreendo com o perfil dos estudantes, que são muito interessados, inteligentes, têm um objetivo e aproveitam bem essa grande oportunidade que o governo está dando para quem quer se tornar universitário”, afirma Carla, licenciada em matemática pela Universidade Federal da Bahia e, atualmente, cursa bacharelado na área e atua como professora substituta no Instituto de Matemática da UFBa.
Reestruturação – Antes de 2010, o Universidade para Todos atendia estudantes egressos do ensino médio e concluintes do 3º ano do ensino médio, restringindo a sua participação no turno oposto às aulas regulares. Com a reestruturação, o estudante do 3º ano das unidades escolares que aderiram à ação pode participar do programa no turno e turmas em que estão matriculados, fortalecendo, assim, o seu currículo e contribuindo para o aumento dos índices baianos no Enem.
Com o objetivo de fortalecer a política do governo de acesso ao ensino superior, o Universidade para Todos já atendeu, de 2007 a 2011, 127 mil alunos. Por meio de objetivos e metas que priorizam o fortalecimento e a democratização da educação superior, a elevação da qualidade da educação pública e a igualdade de oportunidade para todos, o programa está presente em 24 Territórios de Identidade, sendo investidos pelo programa cerca de R$ 13 milhões, este ano.
Notícias Relacionadas
-
Com público recorde de 7 mil participantes, Bahia promove na Arena Fonte Nova maior Encontro Estudantil do país
-
Governador Jerônimo registra marca de 300 municípios baianos visitados: “orgulho do trabalho feito até aqui e motivado para seguir firme e em frente”
-
Lei que fortalece educação científica é aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia
-
Rowenna e Loyola destacam presença do Estado nos municípios para avanços no interior
-
Rede Colaborativa de Aprendizagens é lançada durante Encontro Estudantil 2024
-
Projetos científicos e tecnológicos recebem certificados no Encontro Estudantil 2024
-
Instituições parceiras levam ações e serviços de cidadania ao Encontro Estudantil