Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Com público recorde de 7 mil participantes, Bahia promove na Arena Fonte Nova maior Encontro Estudantil do país
Mais de sete mil pessoas, dos quatro cantos da Bahia, se reuniram na Arena Fonte Nova, em Salvador, para prestigiar o encerramento do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, na tarde desta quinta-feira (dia 19), com a final do Festival Conecta Voz, seguida da apresentação da cantora Mari Fernandez. O evento é promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e destaca as produções literárias, artísticas e projetos de iniciação científica e tecnológicos desenvolvidos por estudantes e professores das escolas estaduais ao longo do ano letivo.
Ao celebrar o sucesso do Encontro Estudantil, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ressalta os frutos colhidos pela rede estadual ao longo do ano. “Esse é um momento muito festivo para nós, mas também é o momento para avaliar o que fizemos durante 2024. Fizemos muita coisa boa. O fruto está aqui neste encontro. Temos uma infinidade de projetos de iniciação científica, de pesquisa e de apresentação dos projetos estruturantes. Temos o maior encontro estudantil do Brasil, e ele acontece aqui na Bahia”, declara.
Com o tema “Arte, ciência e democracia: caminhos para a sustentabilidade”, neste ano, o Encontro Estudantil contou com uma ampla infraestrutura, além de logística de transporte, alimentação e hospedagem dos cinco mil estudantes e dois mil professores dos 27 Territórios de Identidade.
Para o professor Geovan Ribeiro, do Colégio Estadual de Tempo Integral Castro Alves, localizado na cidade de Adustina, a experiência é transformadora. “Estar aqui acompanhando meus alunos é muito gratificante, porque vemos que nosso trabalho surtiu grandes resultados e que vale a pena insistir na aprendizagem do estudante. Já estive aqui no ano passado com esses mesmos alunos e, hoje, é sempre um privilégio, tanto para mim quanto para eles”, afirmou.
Entre os estudantes, o entusiasmo é evidente. José Arthur Souza Diamantino, 17 anos, estudante do 3º ano do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Canápolis, no Território de Identidade da Bacia do Rio Corrente (NTE 23), apresentou o projeto Ecopet Master Feeder, e compartilhou sua experiência. “Estamos muito felizes por poder participar e prestigiar essa iniciativa. É uma grande satisfação estar em um evento tão bem estruturado, realizado pelo Governo do Estado, que nos deu a oportunidade de conhecer a Arena Fonte Nova, um espaço tão grandioso. Minha expectativa é que possamos fazer um ótimo trabalho nesses três dias de evento e representar o Colégio Rui Barbosa com ainda mais orgulho”, declarou.
Protagonismo estudantil em foco
Durante os três dias, a programação do Encontro Estudantil deu luz à criatividade, capacidade e força da juventude baiana, cujo protagonismo estudantil ficou evidente nos debates realizados no Encontro Estadual dos Líderes de Classe e Jovem Ouvidor, nas exposições dos 250 projetos de Iniciação Científica e de desenvolvimento de Tecnologias expostos nos Seminários Territoriais da Educação Profissional, nos 50 projetos desenvolvidos em oficinas educativas do Educa Mais Bahia nas Escolas Públicas da Rede Estadual de Ensino e nos 277 projetos que foram destaque na Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (FECIBA). E também nas apresentações dos projetos estruturantes Dança Estudantil (Dance); Encontro de Corais Estudantis (Encante), Festival de Teatro Estudantil (Feste); Artes Visuais Estudantis (Ave); Tempos de Arte Literária (Tal); Produção de Vídeos Estudantis (Prove); e Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Festival Conecta Voz, parceria com o grupo Warner.
Os classificados no 1°, 2° e 3° lugares foram premiados, além dos professores-orientadores dos projetos em uma iniciativa que valoriza ainda mais o trabalho dos educadores. Outro destaque foi a criação do Espaço Arte de Rua, onde o público conheceu e praticou a arte da grafitagem, e do Espaço Educar, dedicado aos professores. Houve ainda a participação ativa dos estudantes da Agência de Notícias, na cobertura colaborativa, entrevistas e produção de conteúdos com linguagem mais moderna, dando maior visibilidade ao evento.
Parcerias e ações
Este ano, o Encontro Estudantil teve a participação das secretarias estaduais da Saúde (Sesab), de Segurança (SSP) e de Políticas para as Mulheres (SPM), além do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os órgãos parceiros realizaram campanhas informativas e ações de prestação de serviço, como aplicação de vacinas e emissão de documentos, e da Coordenação Geral de Políticas para Juventude (Cojuve) e das a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) que participaram com stand para divulgação dos cursos e programas de assistência e permanência estudantil.
Notícias Relacionadas
-
Com público recorde de 7 mil participantes, Bahia promove na Arena Fonte Nova maior Encontro Estudantil do país
-
Governador Jerônimo registra marca de 300 municípios baianos visitados: “orgulho do trabalho feito até aqui e motivado para seguir firme e em frente”
-
Lei que fortalece educação científica é aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia
-
Rowenna e Loyola destacam presença do Estado nos municípios para avanços no interior
-
Rede Colaborativa de Aprendizagens é lançada durante Encontro Estudantil 2024
-
Projetos científicos e tecnológicos recebem certificados no Encontro Estudantil 2024
-
Instituições parceiras levam ações e serviços de cidadania ao Encontro Estudantil