Uneb Juazeiro sedia o I Encontro de Agências de Notícias das Escolas do Vale do São Francisco

Nesta Quarta-feira (09), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Juazeiro sediou o I Encontro de Agências de Notícias das Escolas do Vale do São Francisco, com a temática "Como a Ciência Contribui para a Educação". O evento foi promovido pela Agência de Notícias de Ciência, Educação e Tecnologia MultiCiência, em parceria com o Núcleo Territorial de Educação (NTE 10), e reuniu professores e estudantes das escolas públicas da região.

O encontro teve como objetivo desenvolver habilidades comunicacionais e colaborativas para a implantação e sustentabilidade das agências de notícias nas escolas. Os participantes aprenderam sobre produção de textos voltados para as redes sociais e trocaram experiências entre as agências.

Fotos: divulgação

A mesa de abertura contou com a presença da Diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH), Andréa Cristiana Santos; a Coordenadora do Colegiado de Jornalismo e do MultiCiência, Carla Paiva, e representante do NTE 10, Rosicleide Gomes.  Após a mesa de boas-vindas, a Orquestra "Som do Coração", formada por estudantes das escolas Iracema Pereira Paixão e Maria de Lourdes Duarte, encantou o público com uma performance sob a direção do professor Joelson Batista. Em seguida, foi apresentado um vídeo sobre a experiência da Agência Ser Tão Ciência, coordenada pelo Professor do Colégio Estadual Professora Hilda Monteiro Menezes, localizado em Campo Formoso, Dr. Damon Ferreira Farias.

Durante as discussões, a professora Lindsai Santos Amaral Batista, doutoranda em Educação em Ciências pela UFRGS, destacou a importância das Metodologias Ativas, compartilhou suas vivências de infância, enfatizando o papel da criatividade e da imaginação no aprendizado. “Hoje tivemos aqui professores e alunos das escolas públicas que voltarão para suas escolas com uma visão mais ampliada da importância desse trabalho. Isso tem uma capilaridade incrível, porque temos escolas da zona rural e da zona urbana, não só de Juazeiro, mas de outras cidades ao redor”, afirmou Lindsai.

O evento também incluiu oficinas práticas no Departamento de Ciências Humanas, onde temas como fotografia, vídeo reportagem, escrita jornalística e divulgação em redes sociais foram abordados. Essas oficinas contaram com a participação de monitores, proporcionando uma experiência prática aos participantes.

O professor do Colégio Estadual Pedro Raymundo Moreira Rêgo, situado em Juazeiro, Arielson Leal destacou a importância do evento: “Este encontro é fundamental porque reúne as agências de notícias que atuam no Vale do São Francisco e oferece aos alunos a oportunidade de conhecer e participar da cultura comunicativa”.

A estudante do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar - CPM Alfredo Vianna e líder municipal do segmento do campo, Gisele Bezerra, compartilhou sua visão sobre a experiência: “Essas pessoas mostram como construíram suas trajetórias e nos inspiram a fazer o mesmo, além de me proporcionar uma pluralidade de ações no futuro”.

Para a coordenadora do MultiCiência e do evento, Carla Paiva, o encontro proporcionou aos estudantes uma visão do jornalismo como ciência. “Os estudantes têm a oportunidade de participar de um evento que discute agências de notícias voltadas para a ciência, entendendo seus métodos e técnicas. Isso é muito importante na nossa sociedade, onde observamos um aumento das fake news. Portanto, esse encontro serve para empoderar esses estudantes na produção de textos jornalísticos mais sérios, credíveis e voltados para a sociedade como um todo”.

O encontro não só promoveu a formação de jovens comunicadores, mas também destacou a relevância da prática jornalística como ferramenta pedagógica, inspirando professores e alunos sobre o impacto do jornalismo no processo de aprendizado, além de promover a disseminação de Ciência, Educação e Cultura e o desenvolvimento de uma cultura informativa mais forte e consciente na região.

A agência de Notícias MultiCiência

A Agência Multiciência, criada em 2005 pela professora Andréa Cristiana Santos, tem se destacado na promoção da interação entre a comunidade científica e a população local. Com mais de 30 monitores voluntários envolvidos em diversos subprojetos, a agência tem atingido um público significativo: seu Instagram registrou mais de 100 mil visualizações nos últimos 30 dias, e o blog ultrapassou 3.500 visualizações no mesmo período.

Texto: Ana Clara Menezes/Letícia Duarte (ASCOM UNEB)