Secretaria realiza mais uma semana de aulões do ENEM com transmissão pela internet

Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Os estudantes da rede estadual de ensino já estão na contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em todo o país. E durante esta semana, de segunda a sexta-feira (7 a 11), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza o último ciclo de aulões do projeto ENEM 100%. O aulão acontece no auditório da SEC, no Centro Administrativo (CAB), com transmissão ao vivo pelo Portal da Educação, pelas redes sociais da Educação Bahia e pelo canal do YouTube da SEC.
 
Nesta segunda-feira (7), cerca de 320 estudantes de escolas estaduais de Salvador participaram do aulão de Filosofia, História e Física. Elias Leonardo Paiva, 17, 3º ano, que estuda no Colégio Estadual Luís Rogério de Souza, localizado no bairro de Plataforma, disse que gostou muito das revisões. “O aulão é uma boa oportunidade para aprender e revisar os conteúdos e, também, nos ajuda a não ter nervosismo na hora da prova. Minha rotina de estudos é intensa, pois estudo na escola e em casa, pesquisando muito na internet. Estou na expectativa de fazer uma boa prova, principalmente, redação, que é o que estou estudando mais”, afirmou, o estudante.
 
O estudante Tiago Santana dos Santos, 20, 3º ano, do Colégio Estadual Polivalente do Cabula, no bairro do Cabula, também falou de sua preparação para o exame. “Estou sempre focando nos conteúdos que vão cair e reavaliando com os professores.  O principal da prova é a redação e a gente precisa se preparar muito, porque na prova a gente tem que estar 100% preparado, senão a gente não consegue”, disse, confiante.
 
Dicas dos professores - O professor de História, Paulo Serrão, animou os estudantes com uma aula dinâmica e aproveitou para destacar algumas dicas. “Nesta reta final, o mais importante é focar nos pontos que mais caem. Para isso, os estudantes devem verificar as provas anteriores. Destaco assuntos como Imperialismo; 1ª Guerra Mundial; o período chamado de Entre Guerras, que tem a Crise de 29; e os Regimes Totalitários. Este ano, completamos 50 anos do início da 2ª Guerra Mundial, assim como 50 anos da chegada do homem à lua e a maioridade da queda das Torres Gêmeas. Então, são datas que acredito terem maior probabilidade de cair, além do tema Brasil República”, destacou.
 
Já o professor de Filosofia, Thiago Silva, falou dos temas mais recorrentes na disciplina. “A Filosofia tem uma característica muito marcante que é a criticidade. Uma forma de pensar sobre o discurso, as formas de vida, ética e moralidade. A prova do ENEM se direciona cada vez mais para um caráter interpretativo e que exige do aluno a capacidade de pensar criticamente. Dentre os temas que mais caem, eu destaco as questões éticas e diversidade, além dos filósofos clássicos, como Platão e Aristóteles, e modernos como Francis Bacon”, salientou.
 
A superintende de Políticas para a Educação Básica do Estado, Manuelita Brito, falou sobre as diferentes etapas do projeto ENEM 100%. “O aulões são muito bem recebidos, sendo uma etapa importante da ação ENEM 100%, que começa no início do ano. Primeiro, mobilizamos os estudantes para providenciarem o CPF; depois para fazerem a inscrição; e para quem pode ter a isenção da taxa, também, mobilizamos para que possam requerer esse direito. Depois, trabalhamos o Redijaê, que é a produção textual e que organiza nas escolas esse momento de escrita da redação. Então, são realizados os aulões, que são seguidos da mobilização para o dia da prova e, finalmente, temos o quinto momento, que são os estudantes aprovados”, ressaltou.

Notícias Relacionadas