Secretaria da Educação do Estado forma 71 técnicos em Administração em parceria com o SEBRAE

Palavras-chave:
Foto: Bruno Barreto
A Secretaria da Educação do Estado formou 71 novos técnicos de nível médio em Administração, em solenidade na noite desta quinta-feira (8), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Empreende Bahia, no bairro Água de Meninos, em Salvador. O curso foi realizado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em parceria com o SEBRAE da Bahia e de Minas Gerais. O curso trouxe como diferencial a metodologia utilizada no Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) da Escola de Formação Gerencial (EFG do SEBRAE/MG), que visa a formação empreendedora e cidadã do estudante.
 
Com duração de um ano e carga horária de mil horas, o curso foi totalmente gratuito e promoveu a formação técnica em Administração para jovens entre 18 e 29 anos que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas ou privadas na condição de bolsista integral. A proposta foi desenvolver habilidades e competências empreendedoras, preparando-os para o mundo de trabalho e superação dos desafios da vida pessoal e profissional.
 
A técnica  Milena Oliveira, 20 anos, diplomada ontem, falou que o curso ampliou sua visão para o mundo do trabalho e despertou nela o desejo de empreender, tanto que faz planos para montar o próprio negócio junto com o pai.  “Com o curso venho superando obstáculos. Pretendo empreender, montar um hortifrúti com meu pai, colocando em prática o que aprendi, como estudar o mercado e a concorrência, estratégia de preço e gestão”, afirmou.
 
Esta foi a primeira vez que esta experiência metodológica da EFG voltada para a Educação Empreendedora foi realizada na Bahia. O subsecretário da Educação do Estado, Nildon Pitombo, falou sobre este diferencial para a formação dos estudantes e da parceria com o SEBRAE. “Este é um entendimento entre instituições para melhorar a formação profissional nesta área para aquelas pessoas que já tinham saído da escola e retornam novamente pelo Pronatec para ampliar as chances no mundo do trabalho e também para que possam se tornar empreendedoras”.
 
Ricardo Pereira, gerente do Sistema de Formação Gerencial do Sebrae de Minas Gerais, ressaltou que a parceria foi produtiva por permitir aos jovens o desenvolvimento de competências para empreender nos mais diversos ramos de atividade. “O curso é voltado para a vida prática e trabalhamos com foco em autonomia e empoderamento, para que o estudante possa ser bom no que ele escolher”, frisa.
 
Além da entrega dos históricos escolares e diplomas, houve homenagem aos professores e uma confraternização entre os participantes.

Notícias Relacionadas