Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Parceria entre Secretaria e Liga Brasileira de Basquetebol Master aproxima ainda mais os estudantes da prática esportiva
Uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Liga Brasileira de Basquetebol Master (LBBM) vai aproximar ainda mais os estudantes de escolas públicas estaduais de Salvador da prática esportiva. Trata-se do projeto G.I.B.I. – Grupo de Iniciação ao Basquetebol Infantil, lançado nesta segunda-feira (18/08) com o objetivo promover e difundir o basquete, incentivando a prática e a inclusão social, além de incluir a modalidade como conteúdo pedagógico do componente curricular de Educação Física.
O lançamento do projeto aconteceu no Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, em Pernambués, com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e dos ex-atletas da Seleção Brasileira de Basquete, Danilo Castro e Gilson Trindade. Na Bahia, além do Colégio Aliomar Baleeiro, o projeto será implantado, inicialmente, em outras quatro escolas: Colégio Estadual Abílio César Borges (Boa Viagem), Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira (Bonfim), Colégio Estadual Evaristo da Veiga (Ondina) e Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães (Acupe de Brotas).
“Todo o trabalho que desenvolvemos é voltado para a escola, e o esporte é importante para a formação do caráter e da cidadania do estudante, além de contribuir para a convivência com o outro e para a construção de grandes amizades. Essa iniciativa vai fortalecer a prática do basquete entre os estudantes e, também, nos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), projeto desenvolvido pela Secretaria”, declarou o secretário.
De acordo com o representante da LBBM, Danilo Castro, o projeto segue o princípio norte-americano. “Nós trabalhamos com o entendimento que o espaço para a massificação do esporte é a escola porque ela inclui todos. Quem estudar e quiser jogar basquetebol vai jogar”, explicou o ex-atleta, lembrando ainda, o compromisso da Secretaria da Educação com a parceria. “Aqui a gente percebe que estão todos muito engajados para fazer o projeto dar certo. Garanto que, em breve, vamos dobrar o número de equipes participantes no Jerp”, acrescentou.
Para a estudante do 8º ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Aliomar Baleeiro, Carolina Anjos, 14 anos, que já pratica basquete, o projeto é uma oportunidade de conhecer melhor o esporte e desenvolver as suas habilidades. “É muito bom poder praticar basquete aqui na escola. A estrutura é muito boa e sei que o projeto vai fazer a gente evoluir bastante no esporte”, contou a estudante que é vice-campeã brasileira de basquetebol na categoria até 15 anos e sonha em se tornar atleta profissional.
Projeto - O projeto, que já é desenvolvido em escolas públicas do Rio de Janeiro e de São Paulo, propõe a iniciação ao basquetebol, apresentando aos estudantes os fundamentos do esporte e fazendo com que eles desenvolvam habilidades próprias da modalidade. Na Bahia, a iniciativa vai atender estudantes de 8 a 14 anos, alunos do ensino fundamental, divididos em turmas com 20 alunos. A carga horária da atividade será definida de acordo com o projeto pedagógico de cada escola.
“Nossa meta é a popularização do esporte. É fazer com que os estudantes conheçam e gostem desse esporte, e ao mesmo tempo, descobrir aqueles que possuem o interesse e habilidades para seguir adiante. Esses novos talentos merecem de nós toda a atenção”, frisou o presidente da Federação Master de Basquetebol da Bahia (FMBB), o ex-atleta Gilson Trindade.
O G.I.B.I. prevê, ainda, a formação dos professores de educação física das escolas onde será implantado o projeto, em encontros periódicos com supervisores e formadores do projeto.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores
-
Com público recorde de 7 mil participantes, Bahia promove na Arena Fonte Nova maior Encontro Estudantil do país
-
Governador Jerônimo registra marca de 300 municípios baianos visitados: “orgulho do trabalho feito até aqui e motivado para seguir firme e em frente”
-
Lei que fortalece educação científica é aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia
-
Rowenna e Loyola destacam presença do Estado nos municípios para avanços no interior
-
Rede Colaborativa de Aprendizagens é lançada durante Encontro Estudantil 2024
-
Projetos científicos e tecnológicos recebem certificados no Encontro Estudantil 2024