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Jornal amplia conhecimentos de estudantes sobre a Língua Portuguesa
Publicado em ter, 22/11/2016 - 11:09 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
O Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado (232 km de Salvador), é uma das unidades de ensino da rede estadual com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Saltou de 4,1, em 2013, para 5,2, em 2015, superando a meta prevista para 2019. E isso se deve, segundo a comunidade escolar, aos projetos pedagógicos desenvolvidos na unidade, que tornam o processo de ensino e de aprendizagem mais lúdico e divertido. Uma destas iniciativas é o Jornal do Rômulo Galvão (JRG) para incentivar o hábito de leitura, desenvolver ainda mais a aprendizagem da Língua Portuguesa e socializar com a comunidade o que está acontecendo na escola.
Fotos: Divulgação
O jornal, que está em sua 23ª edição, apresenta informações sobre o cotidiano da escola, projetos, ações e o cantinho das produções textuais, espaço reservado para que o estudante revele seu lado escritor por meio de versos, prosas e composições musicais. Todo conteúdo do jornal é produzido pelos alunos da Oficina de Rádio e Jornalismo Escolar, com a supervisão e colaboração dos professores e colegas da instituição.
O estudante do 1º ano, João Pedro Lima, 16, diz que adora fazer a cobertura dos eventos da escola e interagir. “Como a oficina é aberta para estudantes de várias turmas, há uma interação maior com outros colegas e o aprendizado fica melhor”. João, que também apresenta um programa de rádio da escola, está empolgado com o conhecimento que vem adquirindo com a iniciativa. “As oficinas me estimularam bastante a buscar conhecimento sobre tudo o que está acontecendo ao meu redor. Fico feliz quando cada edição do jornal fica pronta”.
Para Érica Gaspari, 16, do 2º ano, “é uma experiência diferente de todas que já vivenciou no colégio. Não temos funções definidas. Das pautas às fotos, todos escolhem juntos como será feita a edição do jornal. Isso torna a atividade divertida e estimulante”, explica.
A coordenadora da oficina e professora de Artes, Ariele Caiena, explica como é o processo de produção. “Para a elaboração das pautas, realizamos uma lista do que está acontecendo ou que será realizado no colégio e vamos escolhendo os de maior destaque”, explica. A professora ainda conta que “além de definir, junto com os alunos as pautas, realiza a diagramação e faz a supervisão dos textos com outros professores do colégio”.
O jornal é disponibilizado na versão impressa que é distribuída na biblioteca do Colégio e na versão online acessível no blog da unidade escolar
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