Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Jogos Escolares da Bahia classificam campeões de modalidades coletivas para Jogos da Juventude 2024
Após um final de semana movimentado com as disputas coletivas, no basquete, futsal, handebol e voleibol, e também com o xadrez da etapa estadual dos Jogos Escolares da Bahia (JEB’s) 2024, os campeões nos naipes masculino e feminino do basquete, handebol e vôlei estão classificados para os Jogos da Juventude 2024. O torneio nacional anual acontecerá em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 13 e 28 de novembro.
A fase final estadual nas modalidades coletivas contou com mais de 80 escolas, representando os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), após passarem pelas seis etapas classificatórias interterritoriais, com uma estimativa de mil alunos. As seis equipes classificadas receberão a integração dos representantes das disputas das modalidades individuais, que acontecem neste final de semana em Salvador e Lauro de Freitas.
Pela primeira vez, na retomada dos JEB’s, a maioria dos representantes das modalidades coletivas serão de instituições de ensino públicas e do interior da Bahia. Esse é o caso do handebol, em que as equipes classificadas foram o Colégio Estadual Lomanto Junior, de Juazeiro, no masculino, e o Colégio Estadual John Kenedy, de Nova Viçosa, no feminino. Eles venceram, respectivamente, o Colégio Nobre, de Feira de Santana, no masculino, e o IFBA, de Juazeiro, no feminino.
O representante do voleibol masculino baiano também será uma escola pública do interior – o Colégio Estadual Mimoso do Oeste, de Luís Eduardo Magalhães. O time venceu o CETEP, de Juazeiro. O Colégio Maristas, de Salvador, completa a delegação do voleibol com a equipe feminina após ganhar do Colégio de Tempo integral Santo Estevão.
No basquete feminino, a Escola SEB Sartre Itaigara, de Salvador, ganhou do IFBA de Juazeiro e se classificou para a fase nacional. No masculino, a equipe classificada foi o Instituto Saber e Cultura, de Eunápolis, que venceu o Colégio Maristas, de Salvador.
As disputas de 15 a 17 anos da fase estadual no último final de semana também contaram com os títulos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Juazeiro, contra o Colégio Estadual Everton de Oliveira, de Bom Jesus da Lapa, no futsal feminino; do Colégio Estadual Idalina, de Irecê, contra o Colégio Estadual Edilson freire, de Maracás, no futsal masculino; de Stefany Lorrane Coelho, do IFBA de Juazeiro, no xadrez feminino; e de Françoar Araújo, do Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, de São José do Jacuípe, no xadrez masculino.
12 a 14 anos
Estudantes atletas de 12 a 14 anos também disputaram o título da etapa estadual dos JEB’s no último final de semana, mas os classificados para a etapa nacional, que acontece entre os dias 20 de setembro e 03 de outubro, já estavam definidos após seletiva realizada pela Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE) em julho.
No basquete, a Escola SEB Sartre Nobel, de Salvador, fez a dobradinha nos naipes masculino e feminino, após vencer, respectivamente o Colégio Estadual Gastão Assis, de Feira de Santana, e o Colégio Paulo freire, de Bom Jesus da Lapa. No voleibol, a dobradinha ficou a cargo do Colégio Militar de Salvador, que venceu o COM de Teixeira de Freitas em ambos os naipes.
O interior foi amplamente representado nas disputas do handebol, com a força do norte do estado, mais especificamente de Juazeiro. O Colégio Estadual Rotary conquistou o título masculino em cima do Colégio Estadual Afrânio Fernandes, de Ilhéus, enquanto a Escola Municipal 2 de Julho levantou o troféu contra a equipe da capital da Escola Municipal Teodoro Sampaio.
Já Caetité, no sudoeste baiano, também foi representado no futsal. O Complexo integrado de Educação de Caetité ganhou o naipe feminino contra a Escola Municipal Professora Dinorah Albernaz Mello da Silva, de Juazeiro. O campeão do futsal masculino foi a Escola SEB Sartre Itaigara, da capital, com a vitória sobre o Colégio Estadual Rui Barbosa, de Juazeiro.
No xadrez, Steffany Santos, do SESI Milton Santos, de Salvador, foi a campeã feminina, e Ian Zac, do Colégio Armando Xavier de Oliveiora, de Jacobina, foi o campeão masculino dos JEB’s, que conta com a organização da FBEE, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Fonte: Ascom/Sudesb
Notícias Relacionadas
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores
-
Com público recorde de 7 mil participantes, Bahia promove na Arena Fonte Nova maior Encontro Estudantil do país
-
Governador Jerônimo registra marca de 300 municípios baianos visitados: “orgulho do trabalho feito até aqui e motivado para seguir firme e em frente”
-
Lei que fortalece educação científica é aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia
-
Rowenna e Loyola destacam presença do Estado nos municípios para avanços no interior
-
Rede Colaborativa de Aprendizagens é lançada durante Encontro Estudantil 2024
-
Projetos científicos e tecnológicos recebem certificados no Encontro Estudantil 2024