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Experiência pedagógica em colégio é selecionada para documentário
A comunidade do Colégio Antônio Carlos Magalhães, no município baiano de Santa Inês (290 km de Salvador), está comemorando a seleção do projeto Leitura Ilumina a Vida para fazer parte do documentário Leitura, Cultura e Arte, do Ministério da Educação (MEC). O trabalho realizado na unidade escolar servirá de exemplo para as escolas de todo o Brasil. A produtora Aldeia (parceira do MEC), que está realizando uma série de gravações de experiências exitosas de incentivo à leitura e produção de texto em diversas regiões do país, já esteve na unidade escolar para registrar as imagens.
“A nossa comunidade escolar está muito feliz por ter sido contemplada pelo MEC. Essa escolha, como projeto piloto, é uma reafirmação de que estamos no caminho certo e prova que a escola pública é capaz de promover educação de qualidade. O fato de uma escola estadual de uma pequena cidade do interior com 11 mil habitantes ter sido selecionada é motivo de muito orgulho e só contribuiu para a nossa autoestima”, declara o diretor do Colégio ACM, de Santa Inês, Hérmeson Novais Eloi.
O projeto Leitura Ilumina a Vida, realizado desde 2010, ao longo do ano letivo, está em sua terceira edição, envolvendo estudantes, professores, funcionários e pais de alunos. “É uma atividade interdisciplinar, coordenada por professores de linguagem, com a participação de todos os professores das demais áreas”, explica o diretor. O projeto, que associa leitura, interpretação e produção de textos com as artes e a cultura, culmina com uma semana de apresentações de música, teatro, dança e poesia.
“É um orgulho muito grande para todos nós da comunidade escolar. O interessante é que os estudantes perceberam que a leitura não pertence a uma única disciplina e, sim, de um requisito essencial para todo o seu desenvolvimento e aprendizagem”, afirmou a professora Edna Adriana Costa Matos Lima, uma das coordenadoras do projeto.
Empolgação – Os estudantes também estão empolgados. “Antes, eu lia meio que por obrigação. Hoje, digo que gosto de ler e leio bastante, com prazer. Esse projeto é bem estimulante porque a gente sai da rotina da sala de aula e aprende de uma outra forma, mais divertida e inspiradora”, declarou o estudante Hérmeson Oliveira, 13 anos, aluno da 7ª série.
A colega Rafaela de Almeida, 12 anos, 6ª série, também diz gostar de ler, principalmente livros de aventura e poesia. “Esse projeto é muito importante porque, além de aprendermos mais sobre a importância dos autores, somos estimulados a nos envolvermos mais com a leitura, não por obrigação, mas por prazer”.
Os pais dos estudantes, da mesma forma, vibram com o sucesso do projeto. “É muito bom esse trabalho que o colégio vem desenvolvendo. Tenho três filhos matriculados nessa unidade escolar e percebo o quanto eles estão estimulados para a leitura. Eles que só queriam saber de computador e celular; hoje já param para ler, a pegar livros emprestados na biblioteca, melhoraram a escrita”, contou a mãe Ana Rita Silva, que também é aluna do colégio.
Resultados – Segundo o diretor do colégio, o projeto Leitura Ilumina a Vida já traz inúmeros resultados positivos. “Aumentou a frequência na biblioteca, os estudantes melhoraram seu nível de leitura e aproximamos da população por meio dos pais de alunos”, enumera.
O documentário Leitura, Cultura e Arte divulgará duas iniciativas – além do Leitura Ilumina a Vida, foi contemplado o projeto Poeta do Serafim, realizado em Rio Branco, no Acre, que associam a produção de texto com a arte e a cultura. A iniciativa do MEC tem como objetivo divulgar e incentivar a criatividade, a produção de arte e o trabalho lúdico, para uma melhoria da leitura e escrita.
Serão abordados temas como dificuldades enfrentadas que levaram à criação dos projetos; os caminhos escolhidos para o desenvolvimento de cada atividade; os resultados alcançados.
A expectativa, segundo o diretor Hérmeson Eloi, é que esses documentários sejam divulgados nas TV Escola e TV Futura, além da TV Cultura e TV Educativa. “Também deverá ser distribuído para escolas públicas de todo o país”, diz.
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