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Estudantes visitam povoados e aprendem com os saberes locais
Com o objetivo de aproximar a família e a comunidade local da escola, professores, funcionários, alunos e gestores do Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet, em Baixa Grande (a 252 Km de Salvador), no Centro-Norte do Estado, estão desenvolvendo o projeto “Zé nos Povoados”. A ação acontece por meio de visitas a povoados vizinhos da unidade escolar, quando é promovido um dia de lazer e de integração, através de dinâmicas em grupo e atividades esportivas e culturais. O momento também é de troca de experiências, pois os estudantes acabam aprendendo muito, a partir dos saberes, da cultura e das tradições da vizinhança.
Uma das comunidades visitadas foi a da Lagoa Queimada, que participou ativamente das palestras, debates e ações recreativas, como disputas de baralho, futebol, vôlei, montaria e slackline. As melhores equipes receberam brindes e medalhas. “A ideia do projeto surgiu a partir da necessidade que nós tínhamos de aproximar os pais, mães e responsáveis dos alunos à escola. Sempre que marcávamos uma reunião poucas pessoas compareciam e isso nos deixava frustrados. Então, pensamos em uma forma de levar o José Ribeiro Pamponet até às famílias e conhecer a realidade delas. Então, fazemos este dia de integração e o projeto está dando muito certo”, comemora o diretor Antônio Dias.
Para a diretora do Núcleo Territorial de Educação de Ipirá (NTE 15), Nívea Maria Araújo, que participou da integração na comunidade da Lagoa Queimada, estas visitas são o momento de conhecer a realidade dos estudantes e de integração dos dois espaços. “Este projeto é muito interessante, porque eles começam a tratar da questão de ultrapassar os muros da escola. Eles conseguiram fazer isso de uma maneira bastante concreta e com o envolvimento total da comunidade. Foi um dia de muito aprendizado, até mais para nós, os visitantes, porque a comunidade é muito organizada”, avalia.
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