Estudantes revitalizam jardim com material reciclável

Palavras-chave:
Foto: acervo pesoal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Com o tema “Sustentabilidade”, o Colégio Luis Eduardo Magalhães, em Aiquara (a 393 Km de Salvador), está realizando, ao longo do ano letivo, um projeto que visa despertar nos estudantes atitudes de cuidado com o meio ambiente. Uma das iniciativas que vem conquistando cada vez mais a atenção e empenho dos estudantes é a revitalização do jardim da escola utilizando materiais recicláveis.
 
A articuladora do Programa da Educação Integral (ProEi), na unidade de  Aiquara, Luciara Furtuozo, destaca que os estudantes participaram de todo o processo de revitalização. “Eles participaram desde a coleta de materiais recicláveis até o plantio das mudas do jardim. Queríamos mostrar a importância na redução da produção de lixo e ao mesmo tempo apresentar alternativas para os produtos que muitas vezes são descartados por falta de informação”.
 
Com o uso de pneus, garrafas pet, tampinha e de materiais encontrados na rua, como madeiras e pedras, os alunos conseguiram dar um toque especial ao jardim. “Conseguimos utilizar diversos materiais para enriquecer nosso trabalho, o que foi um grande aprendizado. E, além disso, pudemos desenvolver um trabalho em equipe que trouxe mais interação e união entre nossos colegas, influenciando na melhora de nosso comportamento como cidadãos,” esclarece a estudante do 3º ano, Nayra Brandão, 16ª anos.  
 
Já o seu colega do 1º ano, Aman Pita Meire, ressaltou que o incentivo da escola para questões de sustentabilidade motiva o aluno a ser um multiplicador fora dela. “O que aprendemos na escola pode ser passado para nossa família e vizinhos. Eu também já fiz um jardim no meu quintal e tenho mais cuidado em separar os produtos recicláveis”, diz.

Notícias Relacionadas