Estudantes prestam serviços gratuitos à comunidade de Salvador

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Praça Almeida Couto, localizada no bairro de Nazaré, em Salvador, se transformou, nesta quarta-feira (09), em um espaço para os estudantes da educação profissional da rede estadual de ensino, exercitarem algumas práticas das futuras profissões. Eles realizaram intervenções sociais e prestaram atendimentos gratuitos à comunidade. No local, foram oferecidos serviços como tipagem sanguínea e aferição de pressão arterial. Os estudantes também realizaram um brechó beneficente, sarau literário, oficina de máscaras de papel, distribuíram mudas de hortaliças, fizeram apresentações musicais e exposições de projetos desenvolvidos ao longo no ano letivo.
 
A I Mostra Pedagógica Externa promovida pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (CEEP), em parceria com o CEEP em Saúde Anísio Teixeira e CEEP em Artes e Design, reuniu estudantes dos cursos técnicos em Enfermagem, Administração, Análises Clinicas, Logística, Infraestrutura e Instrumento Musical.
 
A estudante Rafaela Santos, 23, que faz o curso técnico em Enfermagem, no CEEP em Saúde Anísio Teixeira, conta que foi sua primeira experiência com o público. “É muito bom ter esse contato com as pessoas da comunidade, pois estou exercitando o que venho aprendendo no curso e prestando serviços úteis e gratuitos”, afirma.
 
Mariana Tiburcio, 18, do curso técnico em Administração, do CEEP em Gestão Severino Vieira, juntamente com seus colegas, doou mudas de hortaliças e plantas medicinais produzidas na horta da unidade de ensino. “Desenvolvemos o ‘Projeto Apoiar – um olhar além do muro da escola’, por meio do qual vamos dar orientações administrativas para o orfanato Minha Vó Flor”, explica.
 
Para animar os visitantes, os estudantes do curso técnico em Instrumento Musical do CEEP em Arte e Design cantaram, declamaram poemas e tocaram instrumentos musicais no palco do sarau literário. Entre os futuros técnicos, Iuri Neery, 18, fala deste momento tão significativo. “Este espaço é especial porque mostramos o nosso talento para a sociedade e um pouco do que fazemos no curso”, conclui.
 
De acordo com a diretora do CEEP Severino Vieira Juçara Santos, o evento é de grande importância para os estudantes. “É uma oportunidade para eles colocarem em prática os conhecimento adquiridos em sala de aula e de mostrarmos para a sociedade o potencial dos cursos oferecidos”, destaca.
 
Reconhecimento
O eletricista aposentado Carlos Alberto dos Santos estava passando pela praça e fez questão de conferir os serviços oferecidos. “Gostei muito do atendimento dos estudantes porque foram gentis e atenciosos. Eles aferiram a minha pressão arterial, me pesaram, fizeram o teste de glicemia, identificaram meu tipo sanguíneo e estou satisfeito porque fiz tudo o que tinha direito”, comemora.
 
Quem também prestigiou a atividade foi a agente administrativa Luciene Candeal. “Adorei as peças do brechó e, principalmente, da iniciativa de poder contribuir com o orfanato Minha Vó Flor. Eu adquiri uma bolsa e um peso de porta em troca de alimentos não perecíveis”, destaca.
 

Notícias Relacionadas