Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes participam de Virada Educacional e destacam a importância do projeto
Os estudantes da rede estadual deram uma verdadeira aula do protagonismo juvenil nesta quinta-feira (21/9), na 2ª edição do #Transformaê, projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado. Com intervenções artísticas que envolveram dança, pintura, música e poesia, além de jogos e projetos de ciência e empreendedorismo, eles mostraram talento nas apresentações e desenvoltura nas oficinas promovidas como parte do ensino e aprendizagem nas escolas.
O estudante do 1º ano do Ensino Médio, Luis Carlos Soares, 15 anos, do Colégio Estadual Ypiranga, do bairro Dois de Julho, falou como a escola se torna mais atrativa com o projeto. “Esse dia se torna um momento que podemos apresentar aos colegas e comunidades os projetos que estamos realizando durante o ano. Isso nos incentiva bastante pois dá orgulho podermos ver nossa família vindo até a escola para assistir nosso trabalho. No meu caso, uma coreografia de dança”, contou.
Representante do Grêmio Estudantil do Ypiranga, a estudante do 2º ano, Letícia Cristina, 17, contou que o #Transformaê estimula o aluno a querer participar das atividades da unidade. “Todas essas ações provocam na gente a vontade de aprender ainda mais, o que resulta na construção de um cidadão consciente. Temos a chance de estudar em um colégio que tem essa preocupação de trabalhar atividades de todos os seguimentos durante todo o ano, o que ajuda bastante”, destacou.
Também presente estava Edna Virgínia Santos, mãe da estudante Emanuele Santos, 15. Ela ressaltou que “estes tipos de projetos aproximam o aluno da escola. É o segundo ano que minha filha está participando e com certeza contribui muito para o seu desempenho na escola”, disse.
No Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Navarro de Brito, na Lapinha, os estudantes estavam animados com a virada educacional. “Todo esse movimento nos faz pensar e agir com o objetivo de melhorar o ambiente escolar. O Navarro se torna uma opção para os jovens da comunidade para exercitarmos a arte, cultura e esporte. É um momento de transformarmos as nossas boas atividades em vida, formando os jovens em grandes homens e mulheres”, afirmou o estudante Leonardo Bonfim, 18.
>> Clique aqui para ler todas as notícias sobre o TransformaÊ
Já a sua colega Ellen Cruz, 18, uma das finalistas do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), em 2014, contou que o #Trasnformaê “veio coroar as atividades realizadas pelos os estudantes. Foi por meio da escola que descobri a música e isso foi muito importante para mim. Tenho certeza que as ações que promovem toda essa movimentação no colégio acabam servindo de alicerce na nossa formação, pois não tem como negar que grande parte do nosso tempo é na escola, e poder adquirir e colocar em prática todo esse conhecimento promove uma transformação em nossa aprendizagem”.
Com uma exposição própria de quadros na área interna da escola, a estudante Ludmila Jambeiro, 17, explicou que os professores foram fundamentais para o desenvolvimento do seu talento. “Eu gostava de desenhar, então a minha professora Denise começou a me incentivar, ensinando técnicas de pintura. Foi aqui na escola que ganhei minhas primeiras telas para produzir meu trabalho e também onde realizei minhas primeiras exposições. Por isso apoio muito o #Transformaê como forma de incentivo à cultura, arte e todo tipo de motivação para o ensino e a aprendizagem”, disse.
|
Notícias Relacionadas
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores
-
Com público recorde de 7 mil participantes, Bahia promove na Arena Fonte Nova maior Encontro Estudantil do país
-
Governador Jerônimo registra marca de 300 municípios baianos visitados: “orgulho do trabalho feito até aqui e motivado para seguir firme e em frente”
-
Lei que fortalece educação científica é aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia
-
Rowenna e Loyola destacam presença do Estado nos municípios para avanços no interior
-
Rede Colaborativa de Aprendizagens é lançada durante Encontro Estudantil 2024
-
Projetos científicos e tecnológicos recebem certificados no Encontro Estudantil 2024