Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes participam de aulão do Programa Universidade para Todos na UNEB, UESC e em Cajazeiras
Estudantes participam de aulão do Programa Universidade para Todos na UNEB, UESC e em Cajazeiras
Publicado em sab, 05/10/2019 - 13:04 por Desconhecido
Palavras-chave:
O Projeto Universidade para Todos (UPT) realizou, neste sábado (5), aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em Salvador e no interior do Estado. Na capital, as revisões, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), aconteceram no teatro da universidade, no Campus I, bairro do Cabula; e no Colégio Estadual Rafael Oliveira, no bairro de Cajazeiras. Em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o aulão reuniu estudantes do programa no campus da universidade, em Ilhéus. As provas do ENEM serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Na UNEB, foram revisados conteúdos de Geografia e Língua Espanhola, orientadas pelo tema “Refúgio: entre imagens, textos e sons”, com especial enfoque para os Direitos Humanos.
Os monitores de Geografia, Edson Luís dos Anjos e Tatiana Lyra, se dedicaram às explicações sobre conceito, causas e consequências das migrações; condições de refúgio nos dias atuais e temas como antiterrorismo e xenofobia.
Cindi Rios/UPT-UNEB
“Precisamos realmente discutir os fluxos migratórios, porque essas questões são históricas. É importante aprendê-las, para entendermos o que está acontecendo hoje. Simplesmente barrar imigrantes não é uma solução, porque vivemos em uma época de guerras. É necessário ter cuidado com o outro e aprender a ter respeito em nossas comunidades, para depois organizar a sociedade como um todo”, destacou a estudante do UPT, Vanessa do Rosário, 19 anos.
As apresentações foram coordenadas pelas professoras especialistas, Jussara Fraga Portugal, de Geografia, e Maria Avani Nascimento Paim, de Espanhol, que deram suporte aos monitores.
Prova SAEB - Ainda durante o aulão, o monitor do UPT, pela UNEB, Matheus de Deus, mobilizou as atenções para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Além de explicações sobre a natureza dos exames, questões metodológicas e o período de aplicação, os estudantes foram convidados para uma performance coletiva:
“É o SAEB que vai me dizer, o que eu preciso para poder crescer. E o IDEB vai fazer valer. Se liga aí, aluno do UPT. Vamos fazer valer. Chegou a hora da gente vencer”, cantaram todos os presentes no teatro, em coro, a composição do monitor.
As médias de desempenho do SAEB juntamente com os dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Motivação - Outras atividades culturais também foram promovidas durante o evento: voz e violão, apresentação de dança e sessões de canções brasileiras, sempre com a participação de monitores e alunos.
Os Aulões acontecem simultaneamente na capital e no interior do estado, e têm como objetivo ampliar as alternativas de preparação dos estudantes de escolas e colégios públicos para o ENEM e para processos seletivos.
“Continuamos contando com um imenso engajamento dos nossos gestores de polo e alunos. Todos se mobilizam no sábado, com muita alegria e desejo de vencer. A nossa expectativa é de superarmos as aprovações do último ano, que só na UNEB representou cerca de 49% do total de vagas ofertadas”, salientou a coordenadora geral do UPT, pela UNEB, Simone Wanderley.
Aulão em Cajazeiras como ação Pré-FLIN
O dia também foi de muita atenção e concentração para os estudantes do Colégio Estadual Rafael Oliveira, que participaram do terceiro aulão do Programa Universidade para Todos (UPT), promovido no bairro de Cajazeiras. A atividade fez parte da programação preparatória para o Festival Literário Nacional (FLIN), que será promovido pelo Governo do Estado, no mês de novembro. Durante o aulão, os estudantes revisaram conteúdos de Redação e História, assistiram a uma apresentação sobre as políticas afirmativas da UNEB e participaram de um momento motivacional.
Patrícia Machado, coordenadora geral do Universidade para Todos (UPT), falou sobre o impacto da ação pedagógica na vida dos estudantes. “Esta é mais uma contribuição da SEC no processo de aprendizagem dos nossos estudantes. Não é só um aulão com o objetivo de prepará-los para uma prova, pois nós também fazemos um acolhimento e temos conversas sobre como os nossos estudantes se enxergam nesse contexto futuro na universidade, pensando o seu curso. Não é só se preocupar com o conteúdo, do que vai cair na prova, de como se dar bem naquelas questões, mas também de como eles podem se dar bem na vida, no contexto educacional”, avaliou.
Com informações da Ascom UNEB
Notícias Relacionadas
-
Com público recorde de 7 mil participantes, Bahia promove na Arena Fonte Nova maior Encontro Estudantil do país
-
Governador Jerônimo registra marca de 300 municípios baianos visitados: “orgulho do trabalho feito até aqui e motivado para seguir firme e em frente”
-
Lei que fortalece educação científica é aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia
-
Rowenna e Loyola destacam presença do Estado nos municípios para avanços no interior
-
Rede Colaborativa de Aprendizagens é lançada durante Encontro Estudantil 2024
-
Projetos científicos e tecnológicos recebem certificados no Encontro Estudantil 2024
-
Instituições parceiras levam ações e serviços de cidadania ao Encontro Estudantil