Estudantes emocionam servidores da Secretaria da Educação em apresentação teatral

Palavras-chave:
Foto: Geraldo Carvalho - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Os estudantes que compõem o grupo de teatro formado no Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, localizado em Salvador, emocionaram os servidores da Secretaria da Educação do Estado da Bahia ao apresentarem, na tarde desta quarta-feira (17), no auditório da Secretaria, uma peça teatral baseada na premiada peça “Cuida Bem de Mim”. A encenação aborda sobre a violência e relações afetivas dentro do ambiente escolar das escolas públicas.

De acordo com a coordenadora pedagógica do colégio, Márcia Vilaverde, o grupo formado por 13 estudantes surgiu a partir do interesse dos próprios jovens ao discutirem sobre violência, drogas e preconceito em reuniões de líderes de classe. “Assistimos ao filme inspirado na peça e, a partir disso, criamos um roteiro adaptado. Eles se envolveram tanto que o resultado foi além de suas expectativas, porque eles afloraram o lado artístico”, afirmou a coordenadora.

“Me envolvi na história contada na peça e toda a equipe está de parabéns", Egjanilson dos Santos

O servidor Egjanilson dos Santos ficou emocionado. “Me envolvi na história contada na peça e toda a equipe está de parabéns, principalmente, os jovens atores”, afirma. Já a professora atuante na sede da Secretaria, Ione Veiga, ressaltou: “Achei os estudantes muito bem preparados e atuando como se fossem profissionais, estou encantada com a apresentação”.

Atuação e transformação
Leonardo Ferreira Ribeiro, 18 anos, 2° ano, conta que participar do grupo de teatro modificou a sua vida. “Eu era muito tímido ao ponto de ter dificuldade para apresentar trabalhos em sala de aula. Hoje, me sinto à vontade para mostrar meu talento e, aos poucos, estou perdendo essa timidez. Sou muito feliz em fazer parte dessa equipe”, comemora o estudante.

Anyjose Ribeiro da Silva, tia e responsável pela criação de Leonardo, faz questão de acompanhar a rotina escolar do estudante. “Estou emocionada com o desempenho dele na peça e seu comprometimento, pois, está refletindo no seu comportamento e interesse pelos estudos”, disse orgulhosa.

 


Para a estudante Caroline Hozana da Silva, o teatro já faz parte da sua vida. “No grupo de teatro, tenho a oportunidade de cantar e atuar, o que me deixa muito feliz. Além disso, o texto da peça tem uma mensagem muito positiva que faz com que todos reflitam sobre temas como violência, homofobia e drogas”, destacou.

Segundo o ator e professor de Teatro, Edy Firenzza, do Bando de Teatro Olodum, que foi convidado para contribuir com a peça, trabalhar a arte nas escolas é essencial. “A arte trabalha muito a cidadania e o social, e eles são estimulados a desenvolverem o senso crítico e a refletirem sobre qual a importância da escola para eles, o por quê de fazerem o espetáculo, para quê e para quem. Não é só apresentar e pronto, eles sabem que precisam ter compromisso e responsabilidade com o projeto e com os estudos”, explicou o ator e educador.

 

Notícias Relacionadas