Estudantes disputam final de handebol na Arena Fonte Nova

Mãos firmes na bola e mira em direção ao gol. Foi assim que as estudantes do Colégio Estadual da Polícia Militar (CPM), de Feira de Santana, e do Colégio Estadual John Kennedy, em Nova Viçosa, localizado a 932 Km de Salvador, protagonizaram uma final acirrada de handebol feminino na Arena Fonte Nova. A competição faz parte dos Jogos Estudantis da Rede Estadual (Jerp), que integra a programação do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que acontece até sexta (04), na Arena Fonte Nova, em Salvador.

As estudantes, do CPM de Feira de Santana, venceram a disputa por 12 a 11, de virada, e concretizaram a dobradinha com os colegas da categoria masculina. “Começamos a jogar em 2012, mas não tínhamos nenhuma estrutura. Então, nosso professor chegou à escola e começou a organizar a equipe. Hoje, somos uma família e jogamos com muita vontade e com o sentido coletivo,” relatou a estudante do 3º ano, Helena Calmon de Souza.

Ela ainda destacou que o incentivo ao esporte aumentou seu desempenho escolar. “O professor é muito disciplinador e, como temos que escutar e prestar atenção nas informações passadas durante os treinos, isso acaba refletindo também na sala de aula”, explica.

Mais sobre o JERP - Os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), projeto da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, tem o objetivo de fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da educação básica, tendo como princípios a diversidade, ética, integração, socialização, inclusão, participação, cooperação, regionalismo e emancipação. No 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, 1.250 estudantes participam das etapas finais das competições de basquete, futsal, handebol e vôlei, além dos festivais de capoeira, xadrez e judô.

Nesta quinta-feira (03), a programação do Jerp continua, tendo como um dos destaques o Festival de Xadrez, das 8h30 às 17h, no Nível 6, da Arena Fonte Nova, com a participação de 300 estudantes enxadristas. O jogo de xadrez se caracteriza como importante instrumento pedagógico que pode ajudar no desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem nas escolas. Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, imaginação, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina e perseverança.

Festival de Xadrez
Modalidade Individual Xadrez
Nível 6 - Lounge Premium

Modalidades Coletivas Voleibol e Basquetebol