Estudantes baianos da rede estadual são premiados na 1ª Olimpíada Brasileira de Administração

Fotos: divulgação
Estudantes da rede estadual de ensino dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Igaporã e Matina conquistam o pódio e diploma de menção honrosa na 1ª Olimpíada Brasileira de Administração. Realizada pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, com o tema “A gestão dos ODS nas organizações”, o objetivo é aprofundar o conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS) das Nações Unidas (ONU) e promover a conscientização entre os alunos dos ensinos Médio, Técnico e Profissional sobre a importância dos Direitos Humanos, do Trabalho e do Meio Ambiente.

No Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, em Bom Jesus da Lapa, a professora de Geografia, Pricila Barbosa, tem trabalhado com os ODS em sala de aula desde o ano passado. “A proposta é trazer a compreensão do mundo para os alunos, não só nas práticas que possam contribuir com as metas da Agenda 2030, assim como mostrando para eles que as ações globais repercutem no local. A partir do conteúdo exposto em sala de aula e nas pesquisas para realizar atividades extracurriculares, identifiquei a Olimpíada de Administração”, conta.

Pricila enfatiza que a participação em Olimpíadas, promovidas por setores públicos e privados, aumenta o conhecimento e habilidades dos alunos e revela talentos. “Já incentivei meus alunos a participarem também de outros eventos, inclusive a Olimpíada de Geografia, na qual tivemos Medalha de Bronze”, explica a professora do colégio medalhista em Ouro, conquistado pela estudante Ana Carolina dos Santos Silva, estudante do 3º ano do Ensino Médio.

No Colégio Estadual de Tempo Integral de Igaporã, os alunos conquistaram uma Medalha de Ouro, uma de Bronze e cinco menções honrosas. Rafael Felipe Silva Fernandes, estudante do 3º semestre em Administração, ganhou o Ouro. “Creio que a Olimpíada é um diferencial na formação dos alunos e o resultado é gratificante, porque mostra que não estou desperdiçando meu tempo e estou aprendendo algo”, avalia. Tailany Nunes Pereira Magalhães, que cursa Administração, também destacou a importância da experiência. “A premiação é um marco em minha trajetória, reafirmando meu compromisso com a excelência e a busca constante por desafios”, revela a estudante que conquistou o Bronze.

Detalhes - A Olimpíada Brasileira de Administração abordou quatro dos 17 ODS: trabalho decente e crescimento econômico; inovação, infraestrutura resiliente e industrialização sustentável; cidades e comunidades sustentáveis; e consumo e produção sustentáveis. Participaram alunos dos ensinos Médio e Técnico, além de bacharéis e tecnólogos em Administração. As avaliações foram aplicadas em duas fases. Na primeira, os desafios foram direcionados com a temática dos quatro ODS, abrangendo o dia a dia do estudante, e, na segunda fase, foram aplicadas questões de múltipla escolha. Além das medalhas de Ouro e Bronze dos estudantes de Bom Jesus da Lapa e Igaporã, foram concedidas menções honrosas para cinco alunos de Igaporã e duas para dois estudantes do município de Matina.