Estudantes de Panificação e Alimentos do CEEP Empreende Bahia ensinam a fazer panetone

Palavras-chave:
Fotos: divulgação

Os estudantes do curso técnico de Panificação e Alimentos do Centro Estadual de Educação Profissional Empreende Bahia, localizado no bairro de Água de Meninos, em Salvador, ensinam a fazer um produto propício para a época: o panetone. A menos de um mês para as festas natalinas, a oportunidade é propícia para agregar um extra na renda familiar com a venda do produto. Para isso, os alunos participaram, na terça-feira (3), de oficinas de Panetone, ministradas pelos alunos do segundo semestre para os colegas do semestre inicial, sob a supervisão do professor de Gastronomia, Cristian Gonzalez. A atividade teve como objetivo avaliar o aprendizado da turma, além de complementar técnicas avançadas de panificação, incentivando o empreendedorismo.

Estimulada pela oficina, a estudante Itana Santos, 36, 2º semestre, conta que já vai começar a sua produção de panetone para comercializar. “Esta ação, hoje, foi muito oportuna, porque estamos perto do Natal. Fizemos o panetone tradicional, que é o de frutas cristalinas, e, além do conhecimento que pudemos passar para os nossos colegas, contribuímos para incentivá-los a ganhar experiência para entrar no mercado do trabalho. Foi um dia incrível de trocas de experiências”, disse a aluna, uma das que ministraram a oficina.

Além dos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Empreende Bahia, participaram o ex-aluno do curso de Cozinha do CEEP, Maurício Ricardo da Conceição dos Santos, que ministrou uma outra oficina: a de pizza. Além de orientar os alunos sobre a produção de pizza, o hoje profissional na área da Gastronomia falou sobre a sua experiência no mundo do trabalho. “Foi muito gratificante e emocionante retornar à instituição que estudei para ministrar uma oficina de pizza para os alunos do curso de Panificação”. Ele disse, também, aos futuros colegas de profissão o significado da sua passagem pelo CEEP. “Contribuiu para aperfeiçoar os meus conhecimentos na área de Gastronomia, em especial em cozinha baiana e internacional, além de enriquecer o meu currículo, o que facilitou a entrada para o mundo do trabalho”, revelou.

Empreendedorismo – O professor Cristian Gonzalez falou sobre a importância de atividades como essa, que envolve teoria, prática e incentivo ao empreendedorismo. “A nossa proposta é compartilhar conhecimentos sobre o conteúdo da disciplina e falar de mercado de trabalho. O interessante é que foi uma culminância feita por estudante para estudante, com aula prática, voltada ao empreendedorismo. O ex-aluno Maurício, por exemplo, mostrou as técnicas que ele desenvolveu e as aperfeiçoou lá fora, trazendo relatos profissionais e de vida para a turma”.

A vice-diretora da instituição, Janete Lessa, reforçou o significado das oficinas. “É um espaço de aprofundamento dos conhecimentos adquiridos durante o semestre, associando a teoria à prática e incentivando os estudantes ao empreendedorismo, já que aqui é uma escola de Educação profissional e esses jovens buscam uma inserção no mercado”.

Receita do Panetone de frutas cristalizadas

Ingredientes:

Farinha de Trigo – 1 kg

Água -  400 ml

Gemas - 8 unidades

Manteiga – 200 g

Leite em pó – 20 g

Açúcar – 300 g

Essência de panetone – 5 ml

Essência de laranja – 5 ml

Sal refinado – 10 g

Fermento Bio Seco – 15 g

Frutas cristalizadas - 450 g

Passas – 250 g

Modo de preparo:

Preparar a esponja com 200 g da farinha de trigo, 200 g da água e todo o fermento. Deixar descansar por 30 minutos. Misturar a esponja a água, gema e essência. Adicione a esponja a farinha de trigo, açúcar, leite em pó, e sal. Colocar a manteiga quando não houver mais farinha de trigo seca. Sovar por 20 minutos. Coloque a mistura nas formas.

Rendimento: aproximadamente cinco panetones de 500g
 

Notícias Relacionadas