Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes da rede estadual são aprovados para a SBPC Jovem e Mirim
Três projetos científicos desenvolvidos por estudantes da rede estadual que frequentam o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, sediado no Colégio Estadual da Bahia (Central), em Nazaré, foram selecionados pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Jovem e Mirim. As iniciativas vão ser apresentadas, entre os dias 22 e 27 de julho, na Universidade Federal do Acre (Ufac), durante a 66ª Reunião Anual da SBPC, que, este ano, tem como tema Uma Amazônia sem Fronteiras.
Os selecionados participam do projeto Embaixador da Ciência, coordenado pelo professor Jorge Bugary, do CJCC, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que amplia o acesso dos alunos da rede às temáticas contemporâneas. “O grupo de estudantes aprovados vibrou muito com o resultado. Com esta aprovação por uma entidade de prestígio internacional, nossos alunos se deram conta, ainda mais, de seus potenciais em relação à pesquisa científica. Estamos muito orgulhosos”, declara o professor.
Os projetos apresentados têm os seguintes temas: Sustentabilidade Z, Um clique sustentável sobre a ótica de uma pinhole e Simulando tornados: a parceria da física com o meio ambiente. O primeiro aborda a chamada Geração Sustentável Z, que são os nascidos a partir de meados dos anos 90, que buscam novos hábitos com o meio ambiente por serem instigados, desde a escola, sobre a importância da natureza.
“Nosso objetivo é apresentar intenções ecologicamente corretas. Posteriormente, vamos descrever e investigar procedimentos para a obtenção de plástico biodegradável, tendo como matéria-prima o amido da mandioca para desenvolver uma embalagem comestível, utilizando-o na fabricação de polpas de fruta”, explica Roberta Fraguas, coautora do projeto.
Já o projeto Um clique sustentável sobre a ótica de uma pinhole trata da atenção necessária com o descarte de pilhas. “As câmeras de hoje em dia utilizam baterias ou pilhas que, ao serem descartadas de formas incorretas, podem prejudicar o meio ambiente. A nossa sugestão é pelo uso de uma câmera a pinhole, a partir da utilização de produtos reciclados que podem ser reutilizados”, disse o aluno Edmilson Marcal Barreto Junior, do CEEP Severino Vieira, localizado em Nazaré, coautor da iniciativa.
Em Simulando tornados: a parceria da física com o meio ambiente, os estudantes buscam investigar os fatores e consequências da alteração do clima no planeta. “Nosso objetivo é exibir e analisar os fenômenos naturais que poderiam ocorrer com a alteração dos polos magnéticos norte e sul do planeta por meio da construção de um simulador de tornados, com o propósito de discutir os conceitos físicos aplicados na análise dos fenômenos meteorológicos correlacionados”, disse Denise dos Santos Lima, do Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, em Itapuã.
SBPC Jovem e Mirim – As atividades da SBPC Jovem e Mirim são dirigidas aos estudantes do ensino básico e visam despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. O evento propõe a troca de conhecimentos e busca proporcionar espaços de expressão e de apreensão do saber fazer ciência. A programação da SBPC Jovem está articulada com o tema central da 66ª Reunião Anual, criando um espaço convidativo e possibilitando um encontro desafiador entre o jovem e a ciência em plena Amazônia.
Notícias Relacionadas
-
Com público recorde de 7 mil participantes, Bahia promove na Arena Fonte Nova maior Encontro Estudantil do país
-
Governador Jerônimo registra marca de 300 municípios baianos visitados: “orgulho do trabalho feito até aqui e motivado para seguir firme e em frente”
-
Lei que fortalece educação científica é aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia
-
Rowenna e Loyola destacam presença do Estado nos municípios para avanços no interior
-
Rede Colaborativa de Aprendizagens é lançada durante Encontro Estudantil 2024
-
Projetos científicos e tecnológicos recebem certificados no Encontro Estudantil 2024
-
Instituições parceiras levam ações e serviços de cidadania ao Encontro Estudantil