Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes da rede estadual representarão a Bahia em intercâmbio cultural nos Estados Unidos
Quatro estudantes da rede estadual de ensino da Bahia estão entre os 50 selecionados para o Programa Jovens Embaixadores 2018 e embarcam para a cidade de Washington, nos Estados Unidos, para participar de intercâmbio cultural, de 12 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018. O programa está na sua 16ª edição e leva jovens estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas do Brasil, gratuitamente, para viverem esta experiência durante três semanas.
Durante a viagem, os estudantes Isaías Sales, 17 anos, Lucca Lucciola Cassola,17, ambos do Colégio Estadual Raphael Serravalle, Pedro José Ferreira, 17, do Colégio Estadual Thales de Azevedo, em Salvador, e Juan Carlos da Silva,16, do Colégio Estadual Vilobaldo Campos, da cidade de Boquira (a 651Km da capital), no Centro Sul do Estado, junto com outros 46 selecionados, passarão pela capital dos EUA, Washington, e, depois, em grupos, embarcarão para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.
Os jovens participarão de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos EUA, farão apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. No final da viagem, eles apresentarão um plano de ação na área de justiça social e voluntariado que será implementado em suas comunidades após o retorno ao Brasil.
O resultado da seleção deixou Juan Carlos radiante. O mais novo Jovem Embaixador, que realiza trabalho voluntário na sua escola ajudando outros estudantes com as oficinas de iniciação científica, realizando monitoria de Física a quem está com dificuldades na disciplina e oficina de Educação Artística, acredita que a experiência no país estrangeiro abrirá novos caminhos na sua vida. “Estou muito feliz. Acho que o Programa Jovens Embaixadores vai abrir muitas portas, dar um peso positivo no meu currículo e me dar várias oportunidades. Até já recebi convites para falar sobre o programa em escolas daqui da cidade e de municípios vizinhos”, conta o estudante.
Pedro José desenvolve um trabalho social na organização Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABPA), sessão Bahia, localizada em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Além de cuidar dos animais, que são vítimas de abandono, ele atua para que esses animais sejam adotados por famílias. Para o jovem, este trabalho voluntário aumentou sua chance de ser um dos escolhidos. “Estou muito grato pela oportunidade. Por todas as pessoas que me ajudaram a chegar até aqui, pelo trabalho que desenvolvo no abrigo, que me proporcionou ser um dos selecionados. Também me sinto feliz. É uma grande conquista. Espero ter acesso à cultura e à história dos Estados Unidos, melhorar meu inglês e representar meu país, meu Estado e apresentar meu trabalho”, comemora.
O bom nível de domínio do inglês levou Isaías Sales a realizar o trabalho voluntário na escola em que estuda. O jovem dá aulas de Inglês para outros colegas e, com isso, foi selecionado para o programa. “Ainda não estou acreditando. Estou muito feliz com o resultado e agradecido a todos que me ajudaram. Nesse Intercâmbio, quero aprender mais como dar continuidade ao meu trabalho e ensinar a outros jovens a fazer o mesmo que eu”, declara o jovem instrutor de Inglês.
Histórico
Criado em 2002, por iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), o Ministério da Educação (MEC), o Programa Jovens Embaixadores busca valorizar estudantes brasileiros da rede pública de ensino, que sejam exemplos em suas comunidades por sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores
-
Com público recorde de 7 mil participantes, Bahia promove na Arena Fonte Nova maior Encontro Estudantil do país
-
Governador Jerônimo registra marca de 300 municípios baianos visitados: “orgulho do trabalho feito até aqui e motivado para seguir firme e em frente”
-
Lei que fortalece educação científica é aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia
-
Rowenna e Loyola destacam presença do Estado nos municípios para avanços no interior
-
Rede Colaborativa de Aprendizagens é lançada durante Encontro Estudantil 2024
-
Projetos científicos e tecnológicos recebem certificados no Encontro Estudantil 2024