Estudantes da Rede Estadual realizam formatura de conclusão do Ensino Médio

Palavras-chave:
A tarde desta quinta-feira (21) foi marcada por muitas emoções para os 41 estudantes que concluíram o Ensino Médio no Colégio Estadual Helena Matheus, localizado no bairro de São Cristóvão. Com direito ao uso da beca, os alunos celebraram a formatura em solenidade no auditório da Secretaria da Educação do Estado. O momento, que marca a passagem dos formandos para novos desafios na vida, foi compartilhado com o secretário da Educação, Walter Pinheiro, gestores, professores e familiares.

Em seu discurso, Pinheiro ressaltou a importância dos estudantes utilizarem seu conhecimento para buscarem novas conquistas, mas sempre lembrando de onde vieram. “Vocês chegam em uma etapa para conquistar um novo espaço. É perceptível a valorização de todos que estiveram nas suas caminhadas como os responsáveis pela limpeza, merenda, professores e gestores. Portanto, vemos que a escola é um local de transformação e que as pessoas que a integram sabem fazê-la funcionar. Por isso espero que todos tenham um futuro de sucesso como resultado dessa educação”, destacou.

Ainda segundo o superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campelo, a boa formação dos estudantes é reflexo do trabalho na escola. “O mundo mudou e a educação também. Nas escolas, o aluno tem que ter o alicerce para escolher aquilo que ele sonha em fazer e seguir da sua vida, e não estar preso a algumas oportunidades. Temos estudantes com diversos talentos e precisamos mostrar isso para que conheçam a força da rede pública de ensino”, enfatizou.

Fotos: Josenildo Almeida
 Para o estudante Judson Souza, 19 anos, este foi um momento de relembrar os momentos na escola. “Por incrível que pareça, cheguei à escola neste ano e fui abraçado com muito carinho pelos meus colegas. Fiz amizades que vão para a vida inteira e isso não tem preço. Já marcamos uma despedida mais informal e tenho certeza que teremos novas alegrias a partir daqui”, disse.

Segundo a estudante Danielle Moreira, 17, a formatura marca o fechamento de um ciclo e o início de novos desafios. “Agora estamos todos pensando na entrada da faculdade. Espero concretizar o meu objetivo de cursar Artes Cênicas e devo muito desse amor à escola. Na unidade, participei de diversos projetos de arte e cultura e acabei criando essa interação com o tema. Espero que todos os colegas consigam seguir os seus sonhos”, afirmou.

Outras formaturas

Na quarta-feira (20) foi a vez dos 23 estudantes que concluíram o Ensino Médio no Colégio Estadual de Paia Grande, localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Com o tema “A noite das Estrelas”, a comunidade escolar festejou com alegria mais uma etapa vencida pelos alunos.

De acordo com a diretora da unidade, Roselene Mesquita, concluir o Ensino Médio “é um passo muito importante na vida”. Segundo ela, muitos dos formandos prestaram vestibular e no próximo ano iniciam em cursos superiores. “Foi uma noite muito emocionante. Mais uma etapa vencida para eles, que já estão pensando em novos rumos profissionais. É gratificante para nós do Colégio Praia Grande fazer parte desta etapa tão importante na vida dos nossos jovens”, declara.

A concluinte Maria Helena Santana, 18, diz que concluir o Ensino Médio é começar a alcançar o sonho de se tornar fisioterapeuta. “A formatura foi linda. Valeu a pena ter participado desse momento tão mágico. Sinto que meu a realização do meu sonho de ser fisioterapeuta está se aproximando e estou muito feliz por isso. Agora começa uma nova jornada de mais estudos, mais dedicação e muito foco”, finaliza.

Interior – Os concluintes do 3º ano do Ensino Médio dos Colégios Estaduais Professor Fábio Araripe Goulart e Antônio Sá Pereira (CEASP), em Ilhéus, a 446 Km de Salvador, na região Sul do Estado, também participaram de colação de grau, esta semana. Ainda no Sul do Estado, no dia 14, a comunidade escolar do Colégio Estadual de Serra Grande, em Uruçuca, a 401 Km de Salvador, preparou uma grande festa, para 58 alunos celebrar a finalização do Ensino Médio.