Estudantes da rede estadual participam de live sobre importância do voto no exercício da cidadania

Palavras-chave:
Estudantes da rede estadual de ensino participaram, nesta terça-feira (19), da live “Bora votar – exerça o seu direito de escolha”, realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A ação teve como objetivo estimular um diálogo sobre a importância do voto no exercício da cidadania, considerando que 2022 é um ano eleitoral, quando serão escolhidos o candidato que presidirá o Brasil nos próximos quatro anos e os governadores de cada Estado, além de deputados estaduais e federais que atuarão, respectivamente, nas assembleias legislativas e na Câmara do Senado. 
 
 
A coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima, destacou que a ideia da live surgiu a partir das pesquisas publicadas em março que sinalizavam a diminuição da taxa de jovens no processo de alistamento eleitoral. Na oportunidade, ela falou sobre a importância das discussões sobre a participação política e democrática dos jovens. “Já desenvolvemos algumas ações, junto ao TRE, a exemplo do #partiumudar, que é um momento de conversa com os estudantes sobre temas importantes como direitos, democracia, eleições, voto consciente, para que a juventude seja participante ativo da escolha dos nossos representantes políticos”. 
 
Mediada pelos estudantes Luanderson Araújo, líder Municipal de Serra Preta, e Jhuly Borges líder Territorial do NTE 5, a live contou com a participação de Felipe Rios, representando a Escola Jurídica Eleitoral da Bahia, que explicou o processo de alistamento, no site do TRE. “É muito importante que a gente exerça a nossa cidadania através do voto, que é a única ferramenta para elegermos os representantes que queremos para mudar a nossa realidade e é fundamental que os jovens saibam como realizar o alistamento, que é muito simples, especialmente para os estudantes que sabem lidar com internet e serão multiplicadores das informações”.
 
Também participaram do encontro as estudantes e líderes estudantis do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, no município de  Varzedo, Milena e Natália, que reforçaram a importância da participação da juventude no fortalecimento da democracia através do exercício de seus direitos.
 
Repórter: Cláudia Lessa

Notícias Relacionadas