Estudantes apresentam projetos de Matemática na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação



 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória, em Salvador, estão participando durante toda esta semana do projeto interdisciplinar “Matemática está em tudo”. O evento, aberto nesta segunda-feira (23), integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em sua 14ª edição. Na abertura, os alunos, professores e gestores promoveram a “Caminhada pela Saúde”, com saída da unidade escolar rumo à Praça do Campo Grande, onde divulgaram a atividade – que prossegue até quarta-feira (25) – para a população e fizeram uma aula de alongamento com caminhada.

A estudante Giovana de Jesus, 15, 1º ano, conta que o trabalho lúdico, através de jogos e projetos, realizado pela professora Ivete Silva, fez com que ela aprendesse a gostar da disciplina. “Hoje, eu posso dizer que gosto de Matemática graças a forma com que a gente está aprendendo os conteúdos. E é interessante perceber que ela está presente, realmente, em tudo na nossa vida. Até na hora de fazer uma sobrancelha a gente usa a Matemática para que fique simétrica”, exemplifica.

A líder de classe Raquel Figueiredo, 16, 1º ano, comentou sobre a importância da atividade, no Odorico, para desmistificar a lenda de que Matemática é um “bicho-papão”. “É muito interessante este evento, porque tomamos mais consciência sobre o valor da Matemática, que está presente em tudo: na Física, na Biologia, na Engenharia, na Medicina, na Agricultura, nas Artes e em outras tantas áreas, e como é mais simples aprendermos as equações matemáticas quando treinamos o raciocínio de forma mais lúdica”.

>> Clique aqui para ver todas as fotos

A professora de Matemática, Ivete Silva, comentou sobre o tema “A Matemática está em tudo” para esta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Foi uma escolha acertada porque, de fato, a Matemática está inserida no nosso dia a dia fortemente e ela é tão útil como prazerosa de lidar. Por isto, nos meus projetos, aproprio da Matemática de forma lúdica, dentro do princípio de que o aluno não pode ser visto como uma mera caixa de depósito de conteúdos. Eles têm que ser incentivados a raciocinarem de maneira criativa, a pensarem de forma interdisciplinar”.

Sendo um projeto interdisciplinar, todas as demais disciplinas escolares estão envolvidas. A professora de História, Luciana Sena, comentou sobre a importância da interdisciplinaridade da ação. “Não há dúvidas de que a Matemática está em tudo. Para contarmos os séculos, por exemplo, fazemos cálculos. Para entendermos a transformação do tempo, usamos a Lógica Matemática. Então, não podemos estudar História sem nos apropriarmos de alguns elementos essenciais da Matemática”.

Programação
- Colégio Estadual Odorico Tavares
23/10, 9h - Abertura - Caminhada pela Saúde - saída do da unidade escolar e chegada no Campo Grande, com alongamento e divulgação do evento.
24/10, 9h -  Equação da Saúde - Palestras sobre saúde e nutrição / Mesa Redonda; Bancada da Saúde, com  medição de pressão e índice glicêmico, além de feira de jogos.
25/10, 8h30 - Balança Saudável -  trabalho de campo na Feira de São Joaquim, com divulgação e distribuição de panfletos a “Matemática está em tudo”.

 

Notícias Relacionadas