Estudantes apresentam Auto de Natal e valorizam manifestações populares

Em comemoração aos festejos natalinos, o Grupo de Teatro Tindolelê, formado por estudantes do Colégio Estadual Thales de Azevedo apresentaram, nesta sexta-feira (19/12), na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o auto de natal “Baile do Menino Deus”. O espetáculo conta o empenho de cinco personagens para organizar uma festa em comemoração ao nascimento do Menino Jesus. No roteiro, a história perpassa por diversas manifestações populares como o reisado, caboclinhos, pastorinhas, ciganas, boi-bumbá e burrinha.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
Presente à apresentação, o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, destacou a importância da abordagem artística como parte fundamental no desenvolvimento do estudante nas escolas. “A peça foi muito bem apresentada e é nítida a alegria dos participantes em interpretar os personagens. Com certeza esses alunos mostram o potencial da rede pública em incentivar, por meio das artes, a formação de verdadeiros cidadãos”, relata. O secretário ainda ressalta a regionalização do tema. “É importante trazer uma história para nossa realidade abordando características da nossa cultura”, destacou.

À frente do Grupo de Teatro Tindolelê, as professoras de arte Marília Curvelo e Sônia Moraes falam das ações promovidas com os estudantes. “Desde 2008 estamos desenvolvendo este trabalho em horário diferente ao turno letivo aos quais os alunos estão matriculados. O mais legal é que a participação deles não acrescenta nota em nenhuma disciplina e, mesmo assim, existe uma grande busca para os testes”, salienta Marília. E Sônia continua: “A ideia é possibilitar para os estudantes uma experiência completa para que sintam parte de um grupo profissional de teatro com o figurino, ensaios, iluminação, entre outros”.

A estudante do 2º ano Nara Vitória Ramos, 16 anos, conta sobre sua participação. “Sempre gostei de interpretar, mas não tinha a oportunidade. Quando soube do projeto, decidi participar e me inscrevi para o teste. Acho muito bacana a escola estar me proporcionando essa chance”, disse. Já o aluno do 3º ano, Sued Hosana, em sua primeira apresentação, destaca os aspectos positivos de integrar o grupo teatral. “Ajuda bastante na disciplina e concentração nos estudos, além de abrir novas expectativas em nossa visão de vida”, concluiu desejando a todos “Um Feliz Natal”.