Elaboração do Plano de 100 Dias é pauta na formação de novos gestores municipais promovida pela SEC

Palavras-chave:
Foto: Marvin Kennedy/ IAT

Com o objetivo de subsidiar prefeitos e futuros dirigentes da pasta da educação na elaboração do Plano de 100 Dias, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, realiza, em Regime de Colaboração com os municípios, a Formação de Gestores Municipais.

A ação formativa propõe como estratégia orientar a elaboração, implementação e gerenciamento de políticas públicas educacionais que assegurem o desenvolvimento físico, social, econômico, político e cultural de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

"Com a formação, estamos reafirmando o compromisso da SEC com a melhoria da gestão educacional nos municípios. Nosso objetivo é fortalecer o Regime de Colaboração e oferecer subsídios técnicos e estratégicos para que prefeitos e gestores municipais elaborem e implementem políticas públicas que promovam a equidade e a qualidade na educação, atendendo às necessidades de todas as etapas da vida escolar", destaca a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito.

Estão sendo oferecidas 834 vagas, 02 por município, para os prefeitos eleitos e os secretários municipais de Educação (assessores). A confirmação de participação deve ser realizada até o dia 12 de dezembro através do link abaixo.

Clique aqui e confirme a sua participação

http://inscricaoonlineiat.educacao.ba.gov.br/

A atividade será realizada em formato híbrido, com carga horária de 60 horas, sendo 08 horas presenciais, em encontro que acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Convenções Salvador, e 52 horas online, através da Plataforma Colaborativus.

“Esta formação é uma oportunidade para que gestores, prefeitos eleitos e futuros dirigentes da pasta da educação se familiarizem com políticas estaduais e federais e consigam encurtar uma curva de aprendizagem que eles necessariamente teriam que enfrentar ao assumir a cadeira de suas respectivas pastas. Com esta ação nós queremos integrar cada vez mais municípios, estados e governo federal no âmbito da educação para que a gente consiga avançar em conjunto”, afirmou o diretor geral do IAT, Iuri Rubim.

A ação formativa tem foco no enfrentamento aos desafios e demandas municipais para fortalecer a gestão democrática, os processos de planejamento, participação de forma assertiva, dialógica e eficaz em consonância aos princípios da sustentabilidade econômica e socioambiental.

Ela tem por objetivo fortalecer a atuação dos gestores municipais e sua equipe técnico pedagógica e administrativa de forma a assegurar o direito, o acesso, a permanência e uma educação pública com qualidade para todos os estudantes matriculados. Para sua realização a Secretaria da Educação conta com o apoio da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), União dos Municípios da Bahia (UPB).

 

Notícias Relacionadas