"Dignidade menstrual" é tema do programa Estações do Saber - Conexões em especial do Mês da Mulher

Palavras-chave:
A edição do Estações do Saber - Conexões, desta sexta-feira (11), foi dedicada ao programa Dignidade Menstrual, por meio do qual estudantes e pessoas que menstruam regularmente matriculadas na rede estadual e que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza, na faixa etária de 11 a 45 anos, recebem mensalmente um pacote de absorventes descartáveis. O programa, que pode ser assistido através do YouTube, no endereço https://bit.ly/3i2rrYw, é uma iniciativa dos Complexos Integrados de Educação (CIE) – unidades da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). 
 
As entrevistas foram comandadas pelo coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIE, Robson Costa, apresentador do programa. A transmissão ainda contou com a participação de estudantes da rede estadual. 
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância do programa. “Esta é uma agenda de governo e temos quatro secretarias envolvidas, pois é uma pauta muito importante. Muitas estudantes não frequentam as escolas no período menstrual, porque algumas não têm condições de comprar absorventes. O foco são aquelas pessoas que estão classificadas no CadÚnico e que estão em situação de pobreza e extrema pobreza. Nós estamos falando de um programa com o valor superior a R$ 5 milhões”.
 
A secretária de Política para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira, também falou sobre o impacto do programa. “É um programa que traz um impacto grande para a nossa sociedade, pois a gente precisa falar mais de dignidade menstrual, sobre menstruação e quebrar esse tabu. As pessoas que menstruam são maioria na Bahia e no Brasil e o programa visa garantir a dignidade dessas pessoas. Estamos começando esse programa com a área da educação e com a área das mulheres que estão em situação prisional”.

Notícias Relacionadas