Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Campus Party: Estudantes da rede estadual conquistam prêmio na Olimpíada Brasileira de Robótica
Campus Party: Estudantes da rede estadual conquistam prêmio na Olimpíada Brasileira de Robótica
Publicado em sex, 11/08/2017 - 15:43 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Esta sexta-feira (11 de agosto) entra para a história dos estudantes Inácio Castro, 14 anos, Leonardo de Oliveira, 15, Hafyk Souza, 17, e Ítalo Pereira, 18, que fazem a oficina de Robótica no Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista. Eles conquistaram o prêmio Maker na etapa baiana da Olímpíada Brasileira de Robótica, realizada como parte da programação da Campus Party, que acontece até domingo (13), na Arena Fonte Nova, em Salvador.
O principal mérito foi o desenvolvimento do protótipo com peças fabricadas pelos próprios estudantes, uma vez que o robô apresentado, denominado de ´Bug´, foi produzido a partir de sucatas. Foram utilizados materiais recicláveis como palitos de picolé, motor de aparelho de DVD, garrafas pet e pedaços de MDF. Tudo foi feito ao custo de R$ 60.
Para o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, esta premiação reflete a qualidade pedagógica que vem sendo trabalhada na rede estadual. “Temos trabalhado para fortalecer o eixo pedagógico na rede estadual e os Centros Juvenis de Ciência e Cultura têm a proeza de trabalhar com temas inovadores, como é o caso da Robótica”, afirmou, ao acrescentar que “estes estudantes estão de parabéns pela qualidade do projeto apresentado”.
Ítalo Pereira não escondeu a emoção na hora do anúncio. Pulou, gritou e festejou muito esta conquista. “Estou muito feliz com o prêmio. Fizemos um projeto original, pensado e elaborado por nós, com pouco recurso e fomos premiados por isto. É gratificante”, falou, bastante emocionado com a medalha que recebeu.
O colega Inácio Castro estava igualmente radiante. “É uma alegria sair daqui vendedor. Trabalhamos muito na programação do robô para esta competição e valeu à pena”. Já o estudante Hafik Souza, que é o capitão da equipe, destacou o reconhecimento pela inovação do projeto. “Estou muito feliz por conseguir este prêmio, por mostrar que nós somos capazes de construir nosso próprio robô com o material que utilizamos e sem comprar kits prontos”, comemora.
Para Leonardo de Oliveira, a premiação os motiva para o aprimoramento do projeto. “Agora vamos tentar aprimorar bem mais nosso robô para as próximas competições. Precisamos melhorar os sensores, o motor e as rodas. A experiência foi ótima e é muito bom estar aqui com todo esse pessoal falando de tecnologia”, festeja.
O professor e orientador dos estudantes, Roberto Costa, estava orgulhoso do desempenho dos alunos, principalmente porque o envolvimento deles com a Robótica tem como focado melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. “A proposta educacional da gente não trabalha a perspectiva de construir robôs para participar de competições desta natureza. A gente faz isso com a perspectiva de levar o conhecimento para os estudantes, na construção física do robô, diferente dos outros, a partir de material reciclado. Trabalhamos a dimensão ambiental. Mas é muito gratificante ver este resultado. Estamos muito felizes”, comemorou.
A Robótica tem sido uma prática cada vez mais envolvente para os estudantes da rede estadual, sendo disponibilizada, por meio de cursos e oficinas ofertados, especialmente, nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura. Com a Robótica, os estudantes aumentam o tempo de estudos e, com isso, trabalham na prática os conteúdos abordados na teoria, em sala de aula, melhorando as notas, principalmente nas disciplinas de Matemática e Física. Uma das partes mais interessantes deste processos é o desenvolvimento dos robôs.
>> Veja como foi a comemoração dos estudantes
Notícias Relacionadas
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores
-
Com público recorde de 7 mil participantes, Bahia promove na Arena Fonte Nova maior Encontro Estudantil do país
-
Governador Jerônimo registra marca de 300 municípios baianos visitados: “orgulho do trabalho feito até aqui e motivado para seguir firme e em frente”
-
Lei que fortalece educação científica é aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia
-
Rowenna e Loyola destacam presença do Estado nos municípios para avanços no interior
-
Rede Colaborativa de Aprendizagens é lançada durante Encontro Estudantil 2024
-
Projetos científicos e tecnológicos recebem certificados no Encontro Estudantil 2024