Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Aulão do Universidade para Todos na UESC reúne 600 estudantes da região Sul da Bahia
Aulão do Universidade para Todos na UESC reúne 600 estudantes da região Sul da Bahia
Publicado em sab, 19/10/2019 - 12:14 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Fotos: Daniel Thame
O dia foi de muito estudo para os alunos do programa Universidade para Todos (UPT). Neste sábado (19) aconteceu o aulão de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na rodovia Ilhéus-Itabuna. Com cerca de 600 estudantes, dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Gandu, Camacan, Uruçuca, Itacaré, Itapé, Ibicaraí e Canavieiras, a atividade focou nas disciplinas de Química e Física e contou com abertura cultural de Mário Moreira, monitor do UPT de Gandu, que fez uma apresentação sobre a inclusão do negro na sociedade. A atividade contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, do pró-reitor de extensão da universidade, Alessandro Santana, do coordenador de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, e da coordenadora geral do UPT, Patrícia Machado.
O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a importância do programa como potencializador da inserção dos estudantes nas universidade. "Nestas ações os estudantes têm a oportunidade de fortalecer o aprendizado que já vem sendo desenvolvido nas escolas e também presenciar o ambiente e ocupar desde agora o espaço na universidade. Me sinto feliz em eles poderem passar por este intercâmbio com a UESC, em um campus tão importante para a esta região da Bahia. Queremos que estes estudantes possam ter a oportunidade de conquistar as vagas dos cursos que desejarem", ressaltou.
O pró-reitor Alessandro Santana destacou o papel do UPR na preparação dos estudantes para o ENEM. "Nós estamos em todas as cidades da região trazendo os estudantes para a sala de aula em um curso preparatório para o ENEM. Nós damos uma expectativa de que o futuro pode ser promissor para eles. São estudantes das universidades que são monitores deste programa com a coordenação dos professores e com o apoio total da Secretaria da Educação do Estado", contou.
Para Evanildo Souza Júnior, do município de Uruçuca, que pretende cursar Engenharia Elétrica, o UPT é uma ferramenta fundamental para o acesso ao Ensino Superior. "Eu acho importante porque na minha cidade sempre tivemos essa dificuldade para entrar na universidade. E esta ajuda é muito bem-vinda, principalmente para mim, que não tenho condições de pagar um cursinho particular. Além disto, temos o reforço com estes aulões que nos dão mais segurança para a realização das provas", disse.
Ainda segundo Rosana Cruz, do município de Gandu, que pretende cursar Licenciatura em Matemática, o UPT fortalece o aprendizado que vem sendo realizado na escola. "Com a correria do último ano do Ensino Médio, o programa serve como uma revisão importante do que estamos aprendendo. Assuntos e detalhes que, às vezes, deixamos passar, acabam sendo tratados nos aulões que têm uma dinâmica de aprendizado bem legal", relatou.
Ainda na UESC, depois do aulão do UPT, o secretário Jerônimo Rodrigues participou de uma reunião na reitoria. Na agenda, foram discutidas ações articuladas com a universidade para o fortalecimento da Educação Básica.
Lençóis - Neste sábado também aconteceu o aulão no Campus Avançado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em Lençóis, na Chapada Diamantina. A revisão abrangeu as disciplinas Física, História, Espanhol e Inglês.
Sobre o UPT - O programa é promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) em parceria com as quatro universidades estaduais (UESC, UNEB, UEFS e UESB), com o objetivo de fortalecer a política de acesso à Educação Superior.
Em 2019, foram disponibilizadas 11.505 vagas do programa. São 202 locais de funcionamento, distribuídos em 143 municípios do Estado da Bahia. O curso pré-vestibular é presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia. Os aulões são mais uma ação pedagógico para potencializar este processo de ensino e aprendizagem.
Notícias Relacionadas
-
Com público recorde de 7 mil participantes, Bahia promove na Arena Fonte Nova maior Encontro Estudantil do país
-
Governador Jerônimo registra marca de 300 municípios baianos visitados: “orgulho do trabalho feito até aqui e motivado para seguir firme e em frente”
-
Lei que fortalece educação científica é aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia
-
Rowenna e Loyola destacam presença do Estado nos municípios para avanços no interior
-
Rede Colaborativa de Aprendizagens é lançada durante Encontro Estudantil 2024
-
Projetos científicos e tecnológicos recebem certificados no Encontro Estudantil 2024
-
Instituições parceiras levam ações e serviços de cidadania ao Encontro Estudantil