Aulão do ENEM envolve estudantes de Salvador e de áreas remotas da Bahia

Palavras-chave:
 
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentações musicais e teatrais; relaxamento físico; dicas estratégicas e abordagem de conteúdos importantes de cada área do conhecimento, direcionados à uma plateia de estudantes em contagem regressiva para as provas do Exame Na­ci­onal do En­sino Médio (ENEM). Foi nesse clima lúdico-pedagógico que os alunos do Co­légio Apli­cação Anísio Tei­xeira e do En­sino Médio do In­ter­me­di­ação Tec­no­ló­gica (EMITEC) par­ti­ci­param, nesta terça-feira (31), do Aulão do ENEM-EMITEC, no au­di­tório do Ins­ti­tuto Anísio Tei­xeira (IAT), em Sal­vador. A ati­vi­dade teve trans­missão ao vivo, via vi­de­o­con­fe­rência, para as sedes dos Nú­cleos Ter­ri­to­riais de Edu­cação (NTE) e, também,  para os es­tu­dantes do 3º ano do En­sino Médio do EMITEC, que moram em áreas remotas da Bahia, uti­li­zando a tec­no­logia de trans­missão via sa­té­lite.

Atenta às dicas do Aulão, a estudante Thalita Serra, 17, fala sobre a importância da ação e como vem se preparando para as provas do ENEM. “Trata-se de uma oportunidade a mais para revisarmos os principais assuntos de cada área do conhecimento. O Redijaê também foi uma ferramenta importante porque, através dele, tivemos as nossas redações revisadas, mostrando as nossas fragilidades no texto. Durante a semana, a minha rotina é frequentar as aulas regulares e do EMITEC e, à noite, em casa, cumpro um cronograma de estudos. Minha expectativa é que eu me saia bem na Redação, porque se eu fizer uma boa pontuação terei mais chance”, diz a candidata à uma vaga de Medicina.

A colega Julia Mendes, 17, que pretende alcançar uma pontuação para cursar Gastronomia, também comenta sobre a importância de os estudantes que vão fazer as provas do ENEM serem bem orientados nesta reta final. “O Aulão é uma oportunidade muito interessante, porque obtemos dicas interessantes que vão contribuir para o nosso desempenho nas provas. Gostei muito de ter estado aqui hoje. A plataforma do EMITEC e o Redijaê foram, igualmente, ferramentas que nos ajudaram. Confesso que apesar de ter me dedicado durante todo o ano letivo, estou ansiosa. Tenho comido muito chocolate e procurando dormir bem para ficar relaxada no dia D”, conta.

Os professores de cada área deram dicas importantes. A professora de História do EMITEC, Miriã Fonseca, por exemplo, destacou: “Não é mais hora de querer voltar no tempo. O que tinha para aprender, já aprendeu. Agora, é prestar a atenção nos temas contemporâneos, principalmente os sociais, que sempre são exigidos nas provas do ENEM, como direitos humanos, gênero, refugiados, guerra”. O professor de Inglês do EMITEC, Uenderson Brittes, aconselha os alunos a lerem com atenção o enunciado de cada questão, porque a resposta está ali inserida. “Uma dica importante é ler o enunciado e buscar a resposta correta naquela preposição em que trazem palavras que estão contextualizadas no próprio enunciado”.

A diretora do EMITEC, Letícia Machado, destacou que o Aulão funciona como um ambiente propício para os estudantes obterem dicas importantes sobre o ENEM. “Como não dá tempo fazer uma revisão geral de todos os assuntos, então abordamos os itens prioritários de cada uma das quatro áreas do conhecimento. É um momento muito importante, pois o aluno se sente um pouco inseguro diante do desafio, que é o ENEM. Então, tentamos, no Aulão, descortinar esse momento tenso e dar um pouco de relaxamento e segurança, aumentando a autoestima dos alunos para que eles façam uma boa prova”.

ENEM 100%
O assessor pedagógico da Diretoria de Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Roberto Alves, falou sobre a ação estratégica da Secretaria da Educação do Estado. “Nosso objetivo com o Programa ENEM 100% foi ampliar e garantir o acesso dos nossos estudantes à universidade. Então, pensamos em ações para a preparação para a prova do ENEM, como os aulões, os simulados e o Redijaê, que vêm acontecendo durante todo o ano. Também, estamos colocando à disposição transporte para as escolas que não estão próximas onde a avaliação irá acontecer, para garantir que os alunos consigam chegar aos locais de prova”, afirmou.

>> Assiata à reportagem da Secretaria de Comunicação >> O aulão também foi destaque na TV Bahia

 

 

Notícias Relacionadas