Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Atividades voltadas para estudantes movimentam a FLICA 2018 em Cachoeira
Atividades voltadas para estudantes movimentam a FLICA 2018 em Cachoeira
Diversas atividades promovidas pela Secretaria da Educação do Estado têm mobilizado estudantes, educadores e visitantes que participam da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), que neste sábado (13) entrou no seu terceiro dia. São oficinas, saraus literários, rodas de conversa e exposições de obras artísticas produzidas por estudantes da rede estadual que estão movimentando o espaço Educar para transformar, na Fundação Hansen Bahia.
O secretário Walter Pinheiro destaca que a festa literária é uma oportunidade para que os estudantes possam mostrar seus talentos. “Por isso trouxemos alunos dos colégios estaduais de diversos municípios para expor suas obras no espaço montado pela Secretaria da Educação. Montamos também uma extensa programação para todos os dias, inclusive com a realização dos saraus literários e a apresentação de projetos que são desenvolvidos no âmbito das escolas”. Mais de 100 estudantes protagonizam os projetos Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Escolas Culturais e e-Nova Educação.
Utilizando lápis, papéis e palavras recortadas, os estudantes se dedicaram na manhã de hoje à arte da poesia, com as oficinas artísticas 'Eu escritor' e 'Papéis Interativos'. As oficinas foram ministradas pelos professores do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador Elizabeth Maluf e Ives Quaglia. O objetivo foi estimular a poética, a escrita e também o gosto dos estudantes pela leitura.
Os estudantes também compartilharam e discutiram sobre suas produções literárias como poesias e demais textos durante os encontros literários. No encontro literário ‘Fala escritor’, o ex-estudante da rede estadual Roberth Novaes, que atualmente é escritor e estudante de Letras Vernáculas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), dialogou sobre o começo da sua trajetória de escritor e, também, leu trechos de seu livro de poesias ‘Tourada imaginária’, que lançou no evento.
Em outro encontro literário, a professora de Língua Portuguesa Alessandra Sampaio, que leciona no Colégio Estadual Ana Bernardes, em Salvador, lançou e compartilhou a coletânea de poesias ‘Afluentes poéticos’. “Tratam-se de poesias escritas por 16 professores que ensinam ou já ensinaram no Colégio Ana Bernardes e que abordam temas como gênero, violência contra juventude e regionalidade afro. Ele serve como suporte para a aplicabilidade da Lei 10.639, que trata da aplicação do ensino de História e Cultura Afro rede estadual”, explicou a educadora.
A programação artística foi marcada pela apresentação de dança do projeto Escolas Culturais, realizada pelo grupo ABW. As coreografias de dança de rua foram performadas na Praça 2 de Julho, também conhecida como Praça Teixeira de Freitas.
O projeto e-Nova Educação, desenvolvido pela Secretaria da Educação em parceria com o Google, também foi apresentado neste sábado aos participantes da FLICA. Estudantes e professores do Estado e das redes municipal, federal e particular utilizaram os Chromebooks que estão sendo utilizados como ferramentas pedagógicas em sala de aula nas escolas estaduais que participam do projeto.
A professora Maria da Conceição, do Colégio Estadual Leônidas de Araújo Silva, em Tabocas do Brejo Velho, que está fazendo o curso online de uso pedagógico de tecnologias educacionais, promovido pela Secretaria em parceria com a UFBA para mais de 23 mil professores da rede estadual, participou da oficina na FLICA. "Com o e-Nova, o aluno está aprendendo com o celular em sala de aula. Isto é um avanço e acho que mais para nós professores, porque os alunos são conectados", destacou.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores
-
Com público recorde de 7 mil participantes, Bahia promove na Arena Fonte Nova maior Encontro Estudantil do país
-
Governador Jerônimo registra marca de 300 municípios baianos visitados: “orgulho do trabalho feito até aqui e motivado para seguir firme e em frente”
-
Lei que fortalece educação científica é aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia
-
Rowenna e Loyola destacam presença do Estado nos municípios para avanços no interior
-
Rede Colaborativa de Aprendizagens é lançada durante Encontro Estudantil 2024
-
Projetos científicos e tecnológicos recebem certificados no Encontro Estudantil 2024