Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
UNEB realiza projeto de leituras de obras comentadas do Vestibular 2025; candidatos(as) podem participar
Para viabilizar o acesso a leituras comentadas das dez obras que fazem parte do acervo literário definido para o Vestibular 2025, a UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), realizará o projeto “Terças Literárias”, iniciativa destinada para os estudantes que estão em preparação para o processo seletivo.
As atividades serão distribuídas em cinco encontros que ocorrerão semanalmente, sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21h, entre os dias 5 de novembro e 3 de dezembro. Os encontros serão no formato de lives, com transmissão do canal da Prograd, no YouTube.
Durante as atividades os professores(as) da UNEB e convidados(as) de outras instituições de educação superior, inclusive autores(as) de algumas dessas obras, participarão como comentadores(as) e mediadores(as), destacando importantes aspectos que serão abordados nas questões do Vestibular da UNEB.
As lives serão abertas, com participação do público via chat após as leituras e comentários de trechos dos livros.
Atualização das obras
Esta edição do Vestibular 2025, a UNEB atualizou e ampliou a lista de produções literárias indicadas. Serão obras de diferentes gêneros e autores que os candidatos deverão ler a fim de se preparar para o processo seletivo.
A seleção das publicações foi realizada por meio de consulta da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), com os coordenadores dos cursos de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, professores da área de literatura e coordenadores de colegiados dos cursos da universidade.
Confira a lista das obras literárias selecionadas:
1 – Torto Arado – Itamar Vieira Júnior
2 – Olhos D’água – Conceição Evaristo
3 – Cadernos Negros (vol 32) – Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa (org.)
4 – A Casa do Mistério ou A Casa do Renascimento, 2023 – Gildeci de Oliveira Leite
5 – Niketche – uma história de poligamia – Paulina Chiziane
6 – Capitães da Areia – Jorge Amado
7 – Contos Indígenas Brasileiros – Daniel Munduruku
8 – Laboratório de Incertezas – Wesley Correia
9 – Dia Bonito pra Chover – Lívia Natalia
10 – Orixás em Cordel – Bule Bule
Segundo o edital republicado do Vestibular UNEB 2025, as provas objetivas serão realizadas nos dias 12 e 13 de janeiro de 2025.
Notícias Relacionadas
-
UNEB realiza projeto de leituras de obras comentadas do Vestibular 2025; candidatos(as) podem participar
-
Estudante da rede estadual do Subúrbio de Salvador vai representar a Bahia no Câmara Mirim 2024, em Brasília
-
Seminário Viver com Saúde promove diálogo sobre saúde mental nas escolas da Bahia
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
A segunda edição da Feira de Ciências e Cultura (FECCULT) do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, localizado em Catu, teve início nesta terça-feira (29). O evento, que acontecerá até esta quinta-feira (31), se destaca, este ano, por fazer parte da Ruta Científica Sul-Americana, um movimento internacional que envolve vários países da América Latina, visando promover o fortalecimento da Educação Científica, Básica e Superior. A FECCULT conta com, aproximadamente, 50 projetos de iniciação científica desenvolvidos por alunos de diversas cidades da Bahia, como Catu, Alagoinhas, Conde, Serrinha e Salvador, além de três trabalhos de estudantes do México. O diretor do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, Apoena Júlio, destacou a importancia da realização da feira científica. “Fazer ciência é proporcionar uma educação muito mais prática do que teórica, o que diretamente mexe com a visão de mundo do estudante e do próprio professor. Realizar eventos como este me leva à gratificação máxima como professor e como cidadão”, O evento surgiu em 2023 com o objetivo de ressignificar a Feira de Ciencias das Escolas Estaduais de Catu. A presença internacional é fruto de uma parceria iniciada em 2022, quando uma equipe do colégio participou da Ruta Científica no Chile, estabelecendo a conexão que tornou possível a participação de projetos estrangeiros nesta edição. Além dos projetos científicos que estão sendo expostos pelos estudantes, a programação inclui apresentações culturais dos alunos do colégio, com atividades de canto, dança, música e teatro, criando um espaço que valoriza tanto a ciência quanto a cultura local. “Apresentar o meu projeto na feira tem um valor importantíssimo, pois é essencial para o meu desenvolvimento e faz parte da minha trajetória no universo da iniciação científica. A escola sempre esteve muito empenhada em ajudar os estudantes a encontrarem suas áreas de interesse, através de programas, projetos e atividades em geral, e tem um papel enorme na minha participação na feira. Está sendo uma experiência maravilhosa, principalmente pela troca cultural com pessoas de outro país”, afirmou Hanna Araujo Braga de Oliveira, 17 anos, aluna do 2º ano do Colégio Estadual de Tempo Integral de Catu. Ela apresentou o projeto “Eu era quase uma escrava: memórias das mulheres catuenses (Bahia, 1950-2000)”, que examina a migração de trabalhadores rurais para áreas urbanas em Catu no final do Século XX e analisa os impactos econômicos, sociais e políticos desse movimento no contexto da expansão petrolífera local.
-
Indicações para o 6º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher – Meninas Cientistas” se encerram dia 31
-
Mutirão oferece exames de mamografia para servidoras estaduais da Educação na sexta-feira (1°)