Transferência da sede do Governo do Estado para Cachoeira marca início das comemorações pelo 2 de Julho

Fotos: Yasmim Marinho e Matheus Landim/GOVBA
A cerimônia de transferência simbólica da sede do Governo do Estado de Salvador para Cachoeira, no Recôncavo Baiano, nesta terça-feira (25), marcou o início das comemorações pelos 201 anos da Independência do Brasil na Bahia. O ato simbólico contou com o desfile de fanfarras escolares e a participação do governador Jerônimo Rodrigues, que recebeu o título de cidadão cachoeirano e anunciou a entrega de um documento ao Ministério da Educação para que a luta pela independência do Brasil na Bahia faça parte dos livros didáticos.

O tiro da alvorada, no porto de Cachoeira, marcou o início da solenidade. Em seguida, houve o hasteamento da bandeira na Praça da Aclamação, com execução dos hinos Nacional, da Bahia e de Cachoeira pela Banda de Música da PM e Filarmônica 25 de Junho; e o ‘Te Deum’, ato religioso na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em memória aos que lutaram pela independência.

Na Câmara Municipal, o governador recebeu o Título de Cidadão Cachoeirano, por suas importantes contribuições ao desenvolvimento do município, e, na oportunidade, anunciou a entrega ao Ministério da Educação de um documento para que a luta pela independência do Brasil na Bahia seja um componente curricular na rede estadual de ensino e faça parte dos livros didáticos. “É uma honra receber essa homenagem em um local onde a independência do país começou. Com o governo se instalando em Cachoeira, temos a oportunidade de mostrar ao país a nossa força. Encaminharei um documento ao MEC orientando que os livros e o currículo escolar possam contar a história real do nosso povo, que não é só da Bahia, mas do Brasil”, pontuou Jerônimo Rodrigues.

Presente nas comemorações, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, comentou sobre os investimentos da Educação para valorizar as celebrações da independência do Brasil na Bahia. "É uma data para reafirmarmos o nosso compromisso com a verdadeira história da Bahia e do Brasil e, sobretudo, uma agenda estratégica, porque a gente apresenta uma resolução do Conselho Estadual da Educação para inclusão da História da Bahia no currículo escolar das redes estadual, municipais e privadas e, além disso, uma entrega significativa, que é o envio de um documento, pelo governador Jerônimo Rodrigues, ao Ministério da Educação, como forma de reparação com a inclusão da História do Brasil na Bahia, no Programa Nacional do Livro Didático".

A secretária também esteve presente no lançamento da Festa literária de Cachoeira 2024 (FLICA) e destacou o aumento nos investimentos para a realização de feiras e festas literárias. "Reafirmando o nosso compromisso com a democratização da leitura, do livro e com a política de promoção da leitura no Estado da Bahia, hoje temos um investimento significativo nas feiras e festas literárias. A gente sai de 60 festas e feiras em 2023 para 86 em 2024”.

À tarde, as fanfarras dos colégios estaduais de Cachoeira, Rômulo Galvão, de Castro Alves e de Conceição da Feira participaram do Desfile Cívico do 25 de Junho. Percival Rodrigues, professor da banda do Colégio Estadual de Cachoeira (Bamcec), que este ano trouxe o tema "70 anos do colégio", comenta sobre o significado desse momento cívico. “É um orgulho contar a história da nossa escola, onde já passaram médicos, advogados e muitas pessoas importantes da nossa cidade, através do nosso grupo musical e em um evento cívico de tamanha importância”, ressalta, completando que, este ano, novos estudantes se juntaram à banda, vindos de escolas municipais.

Estiveram presentes, ainda, na cerimônia, a primeira-dama do Estado Tatiana Velloso, e os secretários estaduais da Cultura (Secult), Bruno Monteiro; de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Larissa Gomes Moraes; de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães; de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo; da Saúde, Roberta Santana; da Segurança Pública, Marcelo Werner; e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, além do superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, Patrícia Pataxó, entre outros gestores do Estado.

Com informações da SECOM/GOVBA