Terminam nesta sexta-feira (31) as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro

As inscrições do Parlamento Jovem Brasileiro seguem até o dia 31 de maio. O Programa é voltado para estudantes do ensino médio, de escolas públicas e particulares, de forma a possibilitar a ampliação do olhar sobre a sua realidade social, estimular a troca de ideia e debates, encorajar a investigação de problemas e o interesse de inovar e, consequentemente, o protagonismo estudantil.

Os estudantes deverão ser estimulados a elaborar um Projeto de Lei a partir de um tema -  Educação, Saúde, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Cultura, Esporte, Turismo, Economia, Segurança Pública, Emprego, Defesa do Consumidor ou Agricultura. Na fase escolar, poderão ser mobilizados todos os estudantes, entretanto, para participar do Programa, alguns critérios devem ser considerados:

- Os estudantes devem ter entre 16 e 22 anos;
- Estar devidamente matriculados no ensino médio ou no ensino técnico na modalidade integrada ao ensino médio;
- Também podem participar estudantes que estejam concluindo o ensino médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).

>> PERGUNTAS FREQUENTES

O que é o Programa Parlamento Jovem Brasileiro e qual seu objetivo?
O Parlamento Jovem Brasileiro - PJB é um programa de educação para a democracia realizado anualmente pela Câmara dos Deputados e é dirigido a estudantes do ensino médio de todo o Brasil.
O PJB tem por objetivo proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de lei e debatendo temas de grande importância para o nosso país.

Qual é o regulamento do PJB e onde posso encontrá-lo?
O regulamento do programa é chamado de Guia do PJB e apresenta todas as orientações e exigências para participação dos alunos interessados. O documento pode ser encontrado em www.camara.leg.br/pjb, no menu à direita, em “Destaques”.

Quem pode participar?
Estudantes do ensino médio em escolas públicas ou particulares nascidos de 1997 a 2003, ou seja, que tenham entre 16 e 22 anos até 31/12/2019.Isso significa que o jovem deve completar 16 anos até 31 de dezembro de 2019 e não pode completar 23 anos até essa data.
Os estudantes deverão estar devidamente matriculados no ensino médio ou no ensino técnico na modalidade integrada ao ensino médio. Também podem participar estudantes que estejam concluindo o ensino médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).
É importante mencionar que, para estar apto a se inscrever, o estudante não deverá ter participado como Deputado Jovem em nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro.

Qual a data e local de realização do Programa?
A jornada parlamentar ocorrerá do período de 23 a 27 de setembro de 2019 em Brasília. O estudante selecionado deverá chegar no domingo, dia 22/09, para se acomodar em seu alojamento e na segunda-feira, dia 23/09, será iniciada a programação, com 5 dias de evento. A volta ao seu estado de origem poderá ser no dia 27/09 ou 28/09, conforme a disponibilidade de voos.

Como fazer a inscrição?
Para participar do PJB, o estudante deverá seguir três passos:
• Elaborar um projeto de lei;
• Preencher a ficha de inscrição, que pode ser encontrada em www.camara.leg.br/pjb, no menu à direita, em “Destaques”.
• Anexar os seguintes documentos: (o projeto de lei deverá estar em formato Word e os demais documentos deverão ser digitalizados)
• Cópia do documento de identidade;
• Declaração de que está matriculado regularmente no ensino médio ou técnico integrado, em que conste o ano cursado, ou de que está matriculado regularmente no ensino médio na modalidade EJA;
• Termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, caso seja menor de 18 anos (o modelo está disponível no site, junto à ficha de inscrição).

Caso o estudante não tenha acesso à internet, excepcionalmente a inscrição pode ser feita pelos Correios. Para isso, ele deve enviar toda a documentação (projeto de lei de sua autoria, ficha de inscrição completamente preenchida e demais documentos) ao coordenador estadual do PJB na Secretaria de Educação de seu estado, via Sedex (os endereços dos coordenadores estaduais podem ser encontrados em www.camara.leg.br/pjb, no menu à direita, em “Destaques”). Cada aluno só pode inscrever um projeto de lei para participar do PJB. Caso o estudante realize mais de uma inscrição, apenas a primeira será considerada. As inscrições de alunos que não preencherem os critérios de participação serão eliminadas do processo seletivo.

Qual o período das inscrições?
As inscrições vão de 27 de março a 31 de maio de 2019.

Como funciona o processo seletivo?
Informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas na Seção 4 do Guia do PJB, disponível em www.camara.leg.br/pjb, no menu à direita, em “Destaques”.

Qual o número de vagas para deputados jovens por Estado?
O número de vagas para deputados jovens por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de Deputados Federais, conforme tabela abaixo.