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Projetos de estudantes da rede estadual são premiados na Febrace
Publicado em ter, 22/03/2016 - 08:49 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Os estudantes da rede estadual da Bahia fizeram bonito na 14ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que encerrou na sexta-feira (18/03), em São Paulo. Dos 11 projetos da rede estadual participantes, três foram premiados. Os projetos “Motor Dance: um fomento à prática da dança e exercício físico aos alunos portadores de necessidades especiais”, “Ler ou não ler? Eis a questão” e “Evolution - proposta de nova descendência das aves”, se destacaram, garantindo, ao todo, oito prêmios e certificações em diversas categorias.
Do município de Valente, a 238 km de Salvador, foram dois projetos premiados: Motor Dance e Evolution, respectivamente dos colégios estaduais César Borges e Wilson Lins. Os estudantes Ivan Pedro dos Santos, 17 anos, e Gleice Élen Ferreira da Silva, 16, reutilizam pneus, madeiras e controles de videogames para criar o Motor Dance, um tapete de dança utilizado para crianças com necessidades especiais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Fotos: Arquivo pessoal
O engenhoso projeto, que alia sustentabilidade e engenharia, conquistou o prêmio Contribuição em Tecnologia Assistiva. “Este prêmio teve um significado muito grande para mim, nunca imaginei participar de uma feira importante e ainda ser premiado. Vou carregar essa experiência para minha vida e ainda posso repassar para os meus colegas o aprendizado adquirido. Valeu a pena todo o esforço”, declarou o estudante, Ivan Pedro.
Com quatro prêmios conquistados na Febrace, o projeto “Evolution - proposta de nova descendência das aves” questiona a real descendência das aves a partir de constatações que evidenciam semelhanças das aves com uma espécie dos dinossauros. “Foi minha primeira participação na Febrace e estou voltando cheia de novas expectativas”, conta a estudante do 3º ano, Alice Mascarenhas, 18. Ela acrescenta qual foi o melhor momento da premiação. “Eu fiquei empolgada todas as vezes que subi ao palco, mas gostei quando recebemos o 2º lugar geral em Ciências Biológicas”, revela.
O projeto também recebeu os prêmios Agência de Inovação USP; Prêmio Revista ECO 21 e credencial para participar de um evento Juazeiro do Norte, Ceará. Além de garantir a publicação do artigo na revista científica como melhor projeto da Bahia.
Incentivo à leitura – Idealizado pela estudante Adryana da Paixão, 18 anos, o projeto “Ler ou não ler? Eis a questão” conquistou três premiações: destaque iniciação científica pela Abric; 3º lugar destaque Febrace, por área de conhecimento; e credenciamento para participar da V Feira de Ciências do Semiárido Potiguar em Mossoró, Rio Grande do Norte, no mês de outubro. “Foi enriquecedor participar da Febrace pelo conhecimento adquirido e pelo reconhecimento que o projeto teve. Essa experiência foi decisiva para a escolha do curso de Letras que quero fazer”, diz a estudante do 4º ano do curso técnico de nível médio de Petróleo e Gás do Ceep em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, em Catu.
O projeto incentiva os estudantes para a leitura dos livros clássicos de literatura. Para isso algumas ações são desenvolvidas. “Com os estudantes do Ceep, realizamos círculos de leitura a cada 15 dias e reabrimos a biblioteca com um trabalho de voluntariado que já conta com a adesão de 23 estudantes”, informa orgulhosa a orientadora do projeto, a professora de Língua Portuguesa, Elisangela Soares.
Febrace – A Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia do País e tem o objetivo de estimular o comprometimento do jovem pelo estudo científico. Na Febrace participam projetos de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
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