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Projeto do Cetep do Sertão Produtivo é apresentando em seminário na Câmara dos Deputados em Brasília
O projeto Caravana, desenvolvido pelo Cetep do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, em Caetité, foi um dos 10 projetos selecionados como exemplo de experiência educacional bem-sucedida, realizada por escola pública. A iniciativa vai ser apresentada no Seminário Nacional – Observatório da Educação, que acontecerá nesta terça-feira (03/12), às 9h, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O evento é uma iniciativa da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para identificar práticas educacionais de sucesso, para fomentar a elaboração de políticas públicas. Na primeira fase, a iniciativa realizou seminários em 11 estados. Na Bahia, a primeira fase foi realizada com XI Seminário Regional do Observatório da Educação na Bahia, nas cidades de Vitória da Conquista e Salvador, nos dias 17 e 18 de outubro.
Serviços públicos – O Projeto Caravana foi idealizado pelos estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Administração, Agroecologia, Análises Clinicas, Controle Ambiental, Mineração e Vendas como um projeto de intervenção social que tem por objetivo beneficiar as comunidades rurais e de bairros da periferia de Caetité, com a prestação de serviços gratuitos, a exemplo da aferição da pressão arterial, teste de glicemia, além de atividades de esporte e lazer, orientações sobre noções de associativismo e cooperativismo, gestão financeira, práticas agroecológicas sustentáveis e ações de cuidado e proteção com o meio ambiente.
O Caravana do CETEP atende ao propósito da Educação Profissional, de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, na medida em que os estudantes se apropriam dos conhecimentos construídos em sala de aula e aplicam no cotidiano contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, para uma transformação social por meio de práticas sustentáveis e conscientes.
Junto à comunidade, os estudantes vêm realizando oficinas que abordam alguns temas, como por exemplo, inseticidas naturais, ressalta a importância das práticas agroecológicas sustentáveis e reforça sobre o perigo do uso indiscriminado de agrotóxicos; compostagem, demonstra como é possível reaproveitar restos de alimentos para formação de composto de adubo; empreendedorismo, orienta sobre o aproveitamento de recursos da própria comunidade rural para a produção, logística e comercialização.
Rosany Kátia Vilasboas, diretora do Centro, irá apresentar o projeto em Brasília. Ela reforça importância da escola em cumprir seu papel social e comemora, com satisfação, o reconhecimento da intervenção social no âmbito nacional. “Esta aproxima a comunidade do Centro e o Centro da comunidade. Também possibilita que os estudantes apropriados de conhecimentos e valores sejam capazes de impulsionar, por meio da ação social e do esforço pessoal, a transformação da realidade no ambiente em que estão inseridos. Esperamos que nosso projeto seja exemplo para que outras escolas multipliquem esta ação tão positiva”, concluiu.
Com informações do Portal da Câmara dos Deputados
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