Professores da rede estadual conhecem o programa “Estudantes nos museus".

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Fotos: Thales Albieri Ascom/IPAC
As portas que embelezam o museu mais antigo do Estado, o de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador, se abriram, nesta terça-feira (28), para dar as boas-vindas a um grupo de professores da rede estadual de ensino. Eles estão conhecendo, em primeira mão, o programa “Estudantes nos museus”, uma experiência imersiva e interativa em um ambiente repleto de memórias e histórias, mesclando passado, presente e futuro. Fruto da parceria entre as secretarias da Educação (SEC) e da Cultura (SECULT), a iniciativa promove atividades educacionais em equipamentos culturais voltadas aos estudantes, contempladas com seis diferentes circuitos: três museus de Salvador e outros três em Candeias, Cabeceiras do Paraguaçu e Santo Amaro.

O programa está sendo apresentado aos professores da rede estadual, através de visita guiada pelas dependências e exposições do MAB, como “Retratos de um tempo – um novo olhar sobre a cidade da Bahia”, do artista baiano Floro Freire; Esculturas de Rodin e a Mostra Cerâmica da Bahia. À tarde, eles participam da oficina “Ateliê de cerâmica do Museu Udo Knoff", quando realizam pintura de azulejo. As dinâmicas são desenvolvidas nos mesmos moldes planejados para os estudantes, que iniciam, nesta quarta-feira (29), a programação no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), compreendendo o Circuito II do programa. Nos dias 4, 5 e 6 de junho estão programadas visitas ao Museu de Arte Moderna (MAM), ao Centro Cultural Solar do Ferrão e ao Parque Histórico Castro Alves, respectivamente.

“Somos um aliado da escola no sentido de que trazemos um outro olhar no processo de formação dos alunos. Que esta experiência de imersão se traduza na consolidação deste programa, estimulando o processo de história e memória, de salvaguarda dos bens patrimoniais dentro das escolas e que essa troca, de fato, possa se aprofundar. O que acontece aqui é para ter retorno, para ser visto pelos olhos inquietos da juventude”, afirma o diretor do MAB, Pola Ribeiro.

Percepções - Para a professora de História, Daiana Dias, responsável por 300 estudantes do Colégio Estadual Teodoro Sampaio, localizado em Pirajá, a abertura dos museus para a escola pública é uma oportunidade única e enriquecedora, que proporciona aos alunos vivenciarem melhor os conteúdos aplicados em sala de aula. Seu colega Juan Fernandes, professor de Língua Portuguesa e Artes, veio da cidade de Itarantim para conhecer a proposta, que possibilitará uma maior aproximação do aluno com a arte. “Esta experiência artística irá permitir que eles ampliem seus conhecimentos e o repertório sobre a realidade, tendo a arte e a educação como ferramentas de transformação do mundo”, avalia.

Circuitos - Estão sendo disponibilizadas seis datas para agendamento nos Circuitos V e VI e 12 datas para os demais circuitos, de terça a sábado. Além do acesso aos bens e usufrutos culturais dos museus em um único dia, os estudantes vão participar, também, de oficinas diversas e técnicas específicas, possibilitando a criação de peças baseadas nos acervos e na experiência da visita ao museu.

Confira a seguir quais serão os circuitos das visitas:

Circuito I: Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória

Circuito II: Museu de Arte Contemporânea (MAC), no Corredor da Vitória

Circuito III: Centro Cultural Solar do Ferrão, no Pelourinho

Circuito IV: Museu do Recôncavo, Enseada de Caboto, Candeias

Circuito V: Parque Histórico Castro Alves, em Cabeceiras do Paraguaçu

Circuito VI: Museu Recolhimento dos Humildes, em Santo Amaro.

 

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