Pré-Flin - Adolescentes realizam oficina de projeção mapeada em Colégio Estadual de Cajazeiras

Palavras-chave:
Foto: divulgação
Uma aula cheia de efeitos luminosos despertou curiosidade nos estudantes de ensino médio do Colégio Estadual Eduardo Bahiana neste mês de outubro. A Oficina de Projeção Mapeada (ou vídeo mapping), parceria da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult) com a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti) durante Pré-Flin, introduziu os alunos em uma técnica de projeção usada pela Disney desde o início do século e amplamente disseminada no Brasil através de eventos esportivos internacionais.
 
Durante a manhã, os estudantes tiveram uma aula teórica, com conceitos, elementos chaves da técnica e exemplos exitosos de trabalhos realizados em todo o mundo. Foram apresentados exemplos de videoinstalações em superfícies tridimensionais, com produção de efeitos sobre grandes construções do espaço urbano e projeções de grandes campanhas publicitárias.
 
Segundo o facilitador e projetista Vinícius Almeida, em Salvador já tem um tempo que festivais e eventos sociais com diferentes perfis fazem uso da projeção mapeada. Na Pré-Flin, a ideia é viabilizar o primeiro contato dos estudantes com essa linguagem audiovisual e semear o interesse pelo universo da projeção. Durante o Festival Literário Nacional (Flin), alguns dos seus trabalhos serão projetados no espaço, dialogando com o tema do evento -- “Diversas Leituras, Novos Caminhos”.
 
O estudante Ítalo da Silva, do terceiro ano do ensino médio, ficou muito impressionado com a tecnologia das projeções mapeadas. “Eu achei um projeto bastante audacioso, por ensinar jovens de escola pública uma ciência tão avançada”, disse. Quando pequeno, o adolescente teve um contato breve com uma projeção mapeada no Elevador Lacerda, em Salvador, e a oficina foi uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos.
 
Pré-Flin
As oficinas seguem acontecendo até o início de novembro, com diversas atividades junto à comunidade local. Em outubro, ocorrem bate-papos e atividades educativas com crianças e adolescentes das escolas estaduais da região; oficina de foto-poesia e Campanha Leia e Passe Adiante, com distribuição de livros nas escolas. Além do aulão pré-ENEM sobre a História da Bahia na História do Brasil para jovens pré-vestibulandos.
 
Flin é abreviação do Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos - projeto realizado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).  O Festival conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SINEBAHIA) e da Superintendência  dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI); de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e de Turismo (SETUR),através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), além da Defensoria Pública do Estado da Bahia; da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).
 
Fonte: Fundação Pedro Calmon
 

Notícias Relacionadas