Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Pesquisadores apresentam protótipos de games imersivos de episódios da Independência da Bahia
Alunos do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (Ceep), em Santo Amaro, participaram, nesta terça-feira (23), de uma aula diferente de história: uma imersão em acontecimentos da Independência da Bahia através de um ambiente totalmente virtual. A experiência aconteceu durante o lançamento dos protótipos do Edital Metaverso no 2 de Julho, no evento “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”, realizado pela Fundação Pedro Calmon.
Lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em comemoração ao bicentenário da Independência do Estado, o Edital Metaverso no 2 de Julho reuniu professores, pesquisadores e profissionais da área de games para apresentar para estudantes seis episódios históricos que contam o caminho percorrido pelos baianos para expulsar os portugueses do seu território.
Na oportunidade, os alunos vivenciaram cenários construídos em três dimensões que narram capítulos cruciais da conquista da liberdade do povo brasileiro: 12 de fevereiro de 1822, na Junta Administrativa; 19 de fevereiro de 1822, no Convento da Lapa; a Imersão na História da Independência, em 25 de junho de 1822; a Batalha de Pirajá, em 8 de novembro de 1822; a Batalha de Itaparica, em 7 de janeiro de 1823; e Viva a Independência da Bahia, em 2 de julho de 1823.
Para Handerson Leite, diretor Geral da Fapesb, o Metaverso no 2 de Julho estimula o desenvolvimento de realidade aumentada nas instituições de ciência e tecnologia. “O objetivo é fomentar a prática da realidade virtual nos colégios e aproveitar para capacitar os professores do Estado, junto com o Instituto Anísio Teixeira, de forma que eles possam depois usar esse tipo de tecnologia para as suas aulas normais”, ressalta.
Para Andrea Machado, coordenadora do projeto responsável pelo episódio Batalha de Itaparica, o Edital Metaverso se revelou como uma oportunidade para o desenvolvimento de recursos didáticos inovadores. “A confecção e apresentação do protótipo preliminar focado no episódio da Batalha de Itaparica foi um momento especial, no qual pudemos ver o resultado do trabalho em equipe, sobretudo nossos bolsistas de graduação. Esta etapa foi fundamental para validar conceitos e metodologias, contando com a valiosa participação de estudantes e professores da rede pública estadual. A interação deles com o protótipo nos forneceu um importante feedback para aprimorarmos ainda mais a experiência”.
Segundo Andrea, os próximos passos para o avanço do projeto envolvem a implementação das sugestões recebidas durante a apresentação, a continuação do desenvolvimento de novas missões gamificadas, além do modelo virtual da heroína guia do episódio, Maria Felipa. “Estamos comprometidos em transformar a forma como a história é ensinada e vivenciada, tornando ela mais acessível e envolvente para toda a comunidade escolar”, frisou.
Paulo Ambrósio, coordenador do projeto que apresentou o episódio “Cachoeira, 25 de junho de 1822”, destacou a ideia principal da sua proposta de museu virtual. “Estamos coletando materiais da época, ativos, ilustrações e também produzindo os ambientes modelados computacionalmente para disponibilizar esse material em forma de museu interativo. O objetivo é trazer uma maior vivência. A pessoa vai se sentir parte do ambiente que está sendo mostrado”.
Com um investimento de R$ 4 milhões, o Metaverso no 2 de Julho é uma iniciativa da Secti e Fapesb, faz parte da estratégia Bahia de Todos os Jogos e é executado em parceria com as Secretarias de Cultura (Secult), Educação (SEC), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Relações Institucionais (Serin), na Coordenação Geral de Políticas de Juventudes (Cojuve).
Fonte: Ascom/SEC
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo registra marca de 300 municípios baianos visitados: “orgulho do trabalho feito até aqui e motivado para seguir firme e em frente”
-
Lei que fortalece educação científica é aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia
-
Rowenna e Loyola destacam presença do Estado nos municípios para avanços no interior
-
Rede Colaborativa de Aprendizagens é lançada durante Encontro Estudantil 2024
-
Projetos científicos e tecnológicos recebem certificados no Encontro Estudantil 2024
-
Instituições parceiras levam ações e serviços de cidadania ao Encontro Estudantil
-
Sarau do projeto TAL movimenta Encontro Estudantil com apresentações de diferentes produções textuais