INEP divulga edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Palavras-chave:
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou, nesta quinta-feira (26), o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). O exame é voltado para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do Ensino Médio, na data de realização do exame. As inscrições serão realizadas de 11 a 22 de janeiro de 2021, no endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja
 
A aplicação do exame para os ensinos Fundamental e Médio será no dia 25 de abril de 2021 e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal. O edital contendo todas as informações pode ser acessado no endereço: https://bit.ly/2Vmp4od.
 
A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretaria estaduais de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Após a divulgação do resultado no dia 1º de fevereiro de 2021, os candidatos podem se dirigir a uma unidade certificadora para requerer seus certificados de conclusão, tanto do Ensino Fundamental, quanto do Ensino Médio. Neste caso, os documentos são 2 (duas) fotos 3X4 (recentes e iguais), originais e cópias da Carteira de Identidade e CPF, além do resultado impresso do exame, que pode ser encontrado no site enccejanacional.inep.gov.br. O prazo estimado para entrega é de 30 a 60 dias.
 
As unidades certificadoras disponíveis em Salvador são o Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizado no bairro do Cabula; o Centro Estadual de Educação Magalhães Neto, localizado nos Barris; e o Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado no bairro da Liberdade. Para consultar as unidades certificadoras em toda a Bahia, o candidato deve acessar clicando aqui ou entrar em contato com a Coordenação de Jovens e Adultos (CJA), da Secretaria da Educação do Estado, através do telefone: (071) 3115-9198.

Notícias Relacionadas