Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Governo do Estado lança programa de qualificação focado em mulheres com 5 mil vagas gratuitas
Governo do Estado lança programa de qualificação focado em mulheres com 5 mil vagas gratuitas
Publicado em seg, 22/11/2021 - 17:27 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Foto: Ilustrativa
O protagonismo feminino na área tecnológica esteve, por muitos anos, reduzido e até mesmo ocultado por causa do machismo presente na sociedade. Pensando em mudar este cenário, o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, lançou o Programa EmpoderADAs. Serão disponibilizadas 5 mil bolsas gratuitas em cursos ligados à área de tecnologia e mentoria de carreira para mulheres de toda a Bahia, com foco também em estudantes da rede estadual de ensino. A ação tem o objetivo de fortalecer o mercado tecnológico feminino baiano na área da tecnologia da informação.
Com o apoio das Secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Educação (SEC) e da startup Womakers Code, a missão do programa é inspirar e impulsionar meninas e mulheres que desejem ingressar ou se especializar em carreiras ligadas à tecnologia e inovação. O nome do programa foi escolhido em homenagem a Ada Lovelace, mulher reconhecida como a primeira programadora da história a escrever um algoritmo para ser processado por uma máquina analítica de Charles Babbage. Ela desenvolveu algoritmos que permitem que a máquina compute os valores de funções matemáticas e ainda publicou uma seleção de notas sobre a máquina analítica.
A secretária da Secti, Adélia Pinheiro, entende que o incentivo às mulheres é mais uma das ações que fará com que o setor de tecnologia e inovação da Bahia seja amplamente reconhecido em outros lugares. “O Governo da Bahia tem o compromisso de trazer políticas públicas e ações que se comprometam com o enfrentamento à desigualdade de gênero. Queremos que as mulheres possam assumir o seu protagonismo nas áreas de tecnologia e inovação. O mercado de trabalho da CTI exige que tenhamos pessoas qualificadas para postos que ainda não foram ocupados na Bahia. Precisamos de mais mulheres no poder”, enfatizou.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, lembrou que esta não é a primeira parceria entre a Secti e a SPM em busca de igualdade no setor tecnológico da Bahia. “Acredito que essa parceria para ampliar a participação de mais mulheres na área da tecnologia não é apenas um recorte de gênero. Nós do governo estamos sempre em busca de políticas integradas que tragam algum efeito para a nossa sociedade. Essa não é a primeira vez que somos parceiros em uma ação voltada para mulheres no empreendedorismo. Recentemente, estivemos juntos no Edital Inventiva. Essas vagas são ainda mais importantes para o nosso estado, pois aborda um grande problema que é o funil que existe ainda na área de CTI. É importante estarmos debruçadas nessa questão para que possamos driblar essa cultura discriminatória e trazer mulheres para onde elas quiserem atuar”, completou.
Para a fundadora da Womakers Code, Cynthia Zanoni, o maior objetivo da empresa é fortalecer o protagonismo feminino na área de tecnologia. “Acreditamos que quando uma mulher dá um passo, todas estarão mais próximas da vitória. Isso significa que a partir do momento que ajudamos mais mulheres a entrar no mercado de trabalho e a permanecerem nele, elas vão começar a trazer mais mulheres, porque elas vão entender que aquele é um espaço que nós podemos ocupar”, afirmou.
Serão 12 cursos, disponibilizados de maneira online pela plataforma da startup. Além dos cursos gratuitos, o Empoderadas também irá ofertar mais de 5 mil vagas para eventos online que serão realizados mensalmente pela Womakers Code. Os eventos estarão focados em prestar mentoria e guia de carreira para as mulheres que fazem ou querem fazer parte do mercado de trabalho nessa área. As inscrições podem ser feitas através do site www.maismulheres.tech/p/bahia.
Fonte: SECTI
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)