Governo da Bahia abre ano letivo 2015 da rede estadual de ensino

O governador Rui Costa abriu o Ano Letivo 2015 na rede estadual de ensino, na segunda-feira (9/03), no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, na Caixa D´Água, em Salvador. Acompanhado pelo secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, Rui Costa deu as boas-vindas aos mais de 873 mil alunos, de 1.369 escolas. O Programa de Abertura contou com a participação de estudantes, pais, professores e gestores e teve apresentações artísticas, culturais, esportivas, científicas, com apresentação do ator Luiz Miranda e transmissão, ao vivo, pela TVE e pelo Portal da Educação.
 
Na ocasião, o governador anunciou a realização de concurso público, em 2015, para professores, seleção (Reda) para substituição de temporários, adicional por desempenho para diretores e vices, além do estímulo à permanência nas escolas para professores prestes a se aposentar. Falou, também, sobre o lançamento do Pacto pela Educação na Bahia e da grande mobilização com prefeitos pela melhoria da qualidade da educação.
 
 
“Quero abraçar a juventude, os professores, gestores e servidores e lhes dizer que decidi colocar a educação no pilar central do meu governo porque entendo que é a partir dela que criamos a possibilidade de transformar o ser humano”, disse o governador Rui Costa ao anunciar a assinatura de acordo com prefietos baianos, no próximo dia 30. “Também vamos propor uma parceria entre as universidades públicas e privadas com as unidades escolares da rede, bem como com empresários, visando que todos juntos, possam contribuir com o Pacto pela Educação, para a melhoria da educação na Bahia”, afirmou.
 
 
O secretário Osvaldo Barreto destacou a importância de a juventude estudantil contar com o apoio da família no seu processo educacional. “Fazemos um apelo aos pais, mães e responsáveis que se aproximem da vida escolar de seus filhos para que o ano letivo que, preparamos para os nossos estudantes seja bem aproveitado e acompanhado, contribuindo, assim, para a construção de uma educação de qualidade para todos”, afirmou.
 
Criatividade estudantil – Durante a aula inaugural da rede estadual, estudantes de diversos projetos científicos, artísticos, esportivos e culturais, que se destacaram no ano de 2014, no 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola, protagonizaram experiências criativas. O evento prestou uma homenagem aos 30 anos de construção da democracia e da liberdade, às três décadas do Axé Music e aos 70 anos do rock de Raul Seixas.
 
Na plateia, o público se mostrava motivado, a exemplo do estudante Uilton Rocha da Conceição. “Tenho uma expectativa muito boa em relação a este ano letivo. Vejo que o governador está disposto a fazer uma gestão voltada, ainda mais, para a educação, com uma visão de integração com todos os envolvidos, e isso é a garantia de um futuro melhor para todos nós”.

Notícias Relacionadas