FEBRACE prorroga inscrições para a 23ª edição da mostra de projetos

Palavras-chave:

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, prorrogou as inscrições para a 23ª edição da mostra de projetos, que contará somente com uma etapa de seleção. Os projetos devem ser submetidos até às 18h (horário de Brasília) do dia 30 de outubro de 2024 pela plataforma ‘minha FEBRACE’: minha.febrace.org.br. As inscrições podem ser por submissão direta ou por meio das feiras afiliadas.
 

Imagem ilustrativa

Podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes devem ter no máximo 20 anos. Os projetos podem ser realizados individualmente ou em grupos de até três estudantes autores, com participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.

Os relatórios dos projetos submetidos serão avaliados por pesquisadores da USP, e selecionados 300 projetos finalistas , para a Mostra Presencial de Projetos, que será realizada na Universidade de São Paulo (USP), Campus Butantã, de 24 a 28 de março de 2025. Os critérios utilizados serão: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma de levantamento de dados e condução do projeto; profundidade da pesquisa e clareza na apresentação da documentação do projeto.

Na mesma semana, os 300 projetos também serão exibidos na Mostra Virtual da FEBRACE. Nesse período, os estudantes autores dos 300 projetos terão a oportunidade de divulgar seus projetos de forma on-line para o público em geral. Já na Mostra Presencial, terão também a oportunidade de interagir presencialmente, em São Paulo, com professores, pesquisadores, patrocinadores e visitantes.

Os projetos indicados por feiras afiliadas serão considerados finalistas e participarão da mostra presencial e virtual em março de 2025.

Durante a Mostra Presencial, os projetos finalistas serão avaliados, e premiados os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria com troféus, medalhas e certificados, na cerimônia de premiação prevista para o dia 28 de março de 2025.

Diversas instituições públicas e privadas também oferecerão prêmios, como estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais. Serão ainda selecionados nove projetos, cujos autores irão representar o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que será realizada no mês de maio de 2025 nos EUA.

Sobre a FEBRACE

A FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula à cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil, despertando novas vocações em ciências e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Desde 2003, a FEBRACE realiza uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos, na Universidade de São Paulo, que reúne estudantes de todo o Brasil.

Todos os anos a FEBRACE mobiliza sua rede nacional de feiras afiliadas e seleciona finalistas para competições e feiras internacionais, além disso, promove diversas oportunidades para estudantes e professores em temáticas relacionadas a STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC, a FEBRACE é mantida com o apoio e financiamento de seus parceiros.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o Governo Federal, MCTI, MEC, CNPq, UNESCO, PETROBRAS, SAMSUNG a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Instituto 3M, Rede Globo, TV Cultura, já apoiaram e continuam incentivando esta iniciativa, acreditando na educação como forma prática de transformar o país e oferecer qualidade de vida à sociedade.

Fonte ASCOM FEBRACE

Notícias Relacionadas