Experiências exitosas das escolas estaduais são apresentadas durante 2° Seminário de Gestão da Aprendizagem

Palavras-chave:

Na manhã desta quinta-feira (12), educadores e gestores de 288 escolas estaduais que integram os 27 territórios de identidade da Bahia participaram do Painel de Boas Práticas, atividade que integra a programação do 2° Seminário de Gestão do Conhecimento. O evento promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) é um espaço voltado à celebração e disseminação de ações pedagógicas que se destacaram ao longo do ano.

Fotos: Joseane Rodrigues
O Painel de Boas Práticas teve como objetivo compartilhar experiências bem-sucedidas, que são essenciais para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em 2024. Os representantes de unidades escolares e gestores de seis Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) apresentaram projetos desenvolvidos com foco em ações relacionadas ao Regime de Progressão Parcial (RPP), às avaliações externas e à aplicação dos Cadernos de Recomposição da Aprendizagem.

Durante o encontro, o assessor especial da SEC, Manoel Calazans, destacou a importância desse momento de compartilhamento. “Dentro do evento Gestão da Aprendizagem, que celebra, que premia essas escolas, nós temos também esse painel, que é uma oportunidade da rede estadual, dos diretores de escolas e dos diretores de núcleos territoriais, apresentarem suas boas práticas. A gente teve aqui uma experiência exitosa com o RPP, tivemos também uma experiência com recomposição de aprendizagem de Lage dos Negros, que fica ali na região de Senhor do Bonfim. Essa é uma oportunidade da rede e dos professores, gestores que estão aqui, terem notícias do que está acontecendo dentro da rede estadual. É a chamada aprendizagem horizontal, quando a gente aprende com os nossos pares”.

A diretora do Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, Andréia Passos, relatou como foi apresentar a experiência de sua escola aos colegas. “Está sendo gratificante participar da premiação e mostrar o nosso trabalho para outras escolas da Bahia. A escola pública tem coisas boas para mostrar e isso é um pouquinho do que a gente faz”. O colégio fica localizado no bairro de Pernambués, em Salvador.

Já Valdimir Pereira Reis, diretor do Colégio Estadual Antônio Batista, do município de Candiba, pertencente ao Núcleo Territorial de Educação do Sertão Produtivo (NTE 13), destacou a relevância de participar do evento. “É uma grande satisfação estar aqui apresentando as práticas da minha escola, fruto de um trabalho coletivo. O que mostramos reflete o que a Rede Estadual de Educação já promove, destacando ações como a iniciação científica, projetos estruturantes. Essas iniciativas, apoiadas pela SEC e pelo NTE 13, fortalecem nosso trabalho e ampliam nossas possibilidades”.

 

Notícias Relacionadas