Estudantes recebem orientações para a Redação do ENEM

Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
A redação costuma ser um “bicho papão” para boa parte dos estudantes que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesta quinta-feira (26), muitas orientações para uma boa redação foram repassadas aos estudantes, que participaram do terceiro dia do Aulão Enem 100%, promovido no auditório da Secretaria da Educação do Estado (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O dia também foi dedicado a revisões de Sociologia, Inglês e de Biologia, além de momentos de descontração com apresentações musicais.
 
O professor de Redação, Renato Dórea, deu orientações e dicas para os estudantes desenvolveram seus textos. Falou sobre a necessidade da observância das regras gramaticais, da escrita formal e da construção do texto com bons argumentos. “É muito importante que os estudantes leiam e interpretem os textos motivadores contidos na prova sobre o tema proposto e, a partir disso, escolham os argumentos a serem destacados no decorrer do texto. Outra orientação é fazer um planejamento do texto, respeitando a estrutura que é exigida”, acrescentou o educador, que além das orientações, fez uma análise junto com os estudantes de uma redação de um candidato que atingiu uma boa pontuação na prova.
 
Mesmo ainda estando no 2º ano, Amanda Costa,17, do Colégio Estadual Nelson Barros, disse que já pegou o ritmo de preparação. “Estou me dedicando desde agora para testar os meus conhecimentos na prova deste ano, para que no próximo ano eu tenham um melhor desempenho. Gostei muito das revisões de hoje, inclusive das orientações para a Redação”, afirmou a estudante.
 
O estudante Gabriel Ricardo Mota, 17 anos, 3° ano, do Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, aprovou as revisões do dia e falou de sua preparação para as provas do ENEM. “O aulão é importante, pois traz novas informações dos assuntos e é um meio de traçar estratégias para fazermos uma boa prova, além de nos acalmar. Procuro me esforçar, ao máximo, e aproveito o tempo livre entre o trabalho e a escola para revisar vários assuntos, além de assistir telejornais e ler bastante”, revelou.
 
Mais sobre o projeto
O aulão acontece até esta sexta (26), nos turnos da manhã e tarde e, também, pode ser acompanhado, ao vivo, pelo Portal da Educação, pelas redes sociais da Educação Bahia e no canal do YouTube da SEC. As provas do ENEM serão aplicadas em todo o Brasil, nos dias 3 e 10 de novembro. Nesta quinta-feira (26), participaram da atividade, 320 estudantes de escolas de Salvador localizadas em bairros como Cajazeiras, Sede de Abril, Rio Sena, Vila Canária. O aulão ENEM 100% reunirá 1.600 estudantes de Salvador durante toda a semana. 
 
Como ocorreu no primeiro e segundo ciclos, em julho e agosto – quando foram contemplados estudantes de Salvador e da Região Metropolitana, respectivamente –, os aulões acontecem nos turnos matutino (das 9h às 12h) e vespertino (das 14h às 17h). O quarto e último ciclo será de 7 a 11 de outubro e, durante as aulas, o conteúdo do ENEM será intercalado com abordagens relativas às provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), cujas provas serão realizadas entre 14 e 25 de outubro. A ação do Aulões ENEM 100% abrange, no total, 160 unidades escolares de Salvador e da Região Metropolitana de Salvador, contemplando 6.400 alunos no total.
 
>> A ação foi destaque no Bahia Meio Dia - Assista ao vídeo
 

Notícias Relacionadas