Estudantes realizam festival sobre cultura nordestina e promovem integração com a comunidade

Palavras-chave:
Foto: arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os estudantes do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, em Nazaré, protagonizaram, neste sábado (15/08), uma grande festa cultural na unidade escolar. Como parte do 1º Festival de Cultura Nordestina, 16 cidades tiveram sua história, música, dança, culinária, literatura, folclore, aspectos sociopolíticos e geográficos contados por meio de estandes e apresentações artísticas e tudo com a participação da comunidade do entorno.
 
“Para esse trabalho, tivemos que realizar bastante pesquisa, além de ficarmos atentos à organização. As equipes dividiram os estudantes por segmentos culturais para podermos dar conta da demanda de assuntos”, explica o estudante do 2º ano, Vinícius da Silva, que representou a cidade de Salvador. Responsável pela produção do estande, Vinícius ainda destaca a importância do aprendizado. “É interessante mostrarmos que o estudante da escola pública pode apresentar trabalhos deste tipo. A escola nos deu a chance de trabalharmos em um evento bem elaborado”, orgulha-se.

"O festival ainda integra os estudantes e une as turmas na busca de um objetivo comum", estudante Daniela Matos

A estudante do 2º ano, Daniela Matos, fala do diferencial do trabalho para o aprendizado do estudante. “Além de podermos conhecer uma localidade que possui uma rica cultura, o festival ainda integra os estudantes e une as turmas na busca de um objetivo comum”. Ela também descreve um pouco da apresentação da equipe sobre a cidade de Lençóis. “Dentro do estande, conseguimos montar uma cachoeira com água de verdade e servimos a tradicional galinha ao molho pardo, assim como fizemos uma exposição de livros de literatura”.

 


Mostra
O sábado letivo também foi especial para os estudantes do Curso Técnico em Hospedagem, do Colégio Estadual Thales de Azevedo, no bairro do Costa Azul, que realizaram a V Mostra de Produtos. As cinco turmas apresentaram produtos e propostas de intervenção de relevância cultural e social ao turismo soteropolitano. Na ocasião também foi lançado o Laboratório de Recepção e Governança, baseado no conceito de sustentabilidade que servirá para a formação, ampliação e aprimoramento da prática profissional dos estudantes para atuação nos meios de hospedagem.   

 

Notícias Relacionadas