Estudantes realizam Feira de Ciências na Cidade Baixa

Foto: acervo pessoal

Os estudantes do Colégio Estadual Abílio César Borges, no bairro de Roma, em Salvador, aprendem na prática os conteúdos de ciências trabalhados em sala de aula. A Feira de Ciências, que acontece pelo segundo ano consecutivo, é a culminância de toda atividade prática desenvolvida na escola, sob a coordenação da professora de Biologia, Rosineide Menezes. A feira faz parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), por meio da Universidade Federal da Bahia.

No colégio, os alunos do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio, participam de atividades práticas como: jardinagem, clube de ciências e experimentos no laboratório, que contam com o apoio de quatro estudantes bolsistas do curso de Ciências Naturais da Ufba. “O aluno se sente bem em participar dessas atividades, isso aqui tudo foi feito por ele. Quando a gente direciona e orienta, o aluno participa. Eles aproveitam muito mais quando fazem atividades fora da sala de aula”, declarou a professora Rosineide Menezes.

As atividades práticas desenvolvidas pelos estudantes de graduação, no colégio, são feitas sob a supervisão de Rosineide Menezes. “Os nossos alunos estão se preparando para serem professores, eles têm uma formação na universidade e desenvolvem aqui os seus aprendizados, isso lhes permite problematizar e refletir sobre essas experiências na escola”, disse a professora orientadora do PIBID em Ciências Naturais, Izaura Santiago.

Para os alunos, as atividades fazem toda diferença na mediação do conteúdo. “Eu acho um trabalho muito educativo, dá mais capacidade para aprender as coisas e melhorar nosso raciocínio”, disse a estudante Mariana Vieira, 13 anos, do 7º ano. Já para Luan Machado, 17, do 3º ano do ensino médio, a feira de ciência é a demonstração do aprendizado adquirido na disciplina Biologia. “Essas atividades servem, também, para mostrar o que a gente aprendeu em sala de aula, nesta segunda edição, vejo que a feira cresceu bastante, com mais apoio e participações”, resumiu.

Ciência na Escola
Aliar teoria e prática faz parte do Programa Ciência na Escola, ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que objetiva promover a educação científica na rede de escolas estaduais da Bahia. Para Moselene Reis, Formadora Regional do programa, que esteve presente na feira, “quando os alunos convivem com a teoria e com a prática, concomitantemente, e são estimulados a verificar os problemas do dia a dia, encontrar soluções e expor isso na escola, eles aprendem muito mais”,  declarou. Ela acrescentou que, “ações assim, fazem despertar no aluno o senso crítico científico de que ele é pertencente ao mundo e que, também, pode contribuir para o mundo que vivem”.