Estudantes podem se inscrever para simulação da reunião de comitê da ONU até 15 de julho

Palavras-chave:

 

Fotos: Feijão Almeida/ SECOM
As inscrições para a Bahia Model United Nations (BaMun) podem ser realizadas, gratuitamente, até segunda-feira (15), no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). A atividade é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC), através da qual os estudantes da rede estadual de ensino participarão de uma simulação inspirada nas reuniões dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU) para debater problemas globais, representando diplomatas de países no posicionamento oficial da delegação. O evento ocorrerá em Salvador, entre os dias 26 e 30 de agosto, e os participantes terão hospedagem, alimentação e transporte disponibilizados pela SEC.

No total, estão sendo disponibilizadas 500 vagas, sendo 420 para estudantes matriculados na rede estadual de ensino em qualquer modalidade (Ensino Fundamental 2, Ensino Médio, Ensino Técnico Nível Médio ou subsequente e Educação de Jovens e Adultos) e 80 acompanhantes. A seleção será por território de identidade, garantindo uma quantidade de seis a oito vagas por Núcleo Territorial de Educação (NTE).

Representatividade - A Bahia é o primeiro estado a realizar simulações presenciais da ONU e de forma gratuita. Este ano, o tema da 3ª BaMun é "Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas" e a proposta é ampliar a participação dos estudantes, com maior abrangência e representatividade entre os territórios de identidade. Serão ofertadas 20 vagas, distribuídas em 15 comitês. A Agência de Comunicação formada por estudantes da rede também será considerada como comitê. Os alunos vão realizar a cobertura dos outros comitês, em tempo real, representando os jornais New York Times, Folha de São Paulo, The Guardian, Al Jazeera e Sensacionalista.

Notícias Relacionadas