Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes pesquisam e apresentam projetos sobre a diversidade cultural no Subúrbio Ferroviário
Estudantes pesquisam e apresentam projetos sobre a diversidade cultural no Subúrbio Ferroviário
Publicado em ter, 17/10/2017 - 15:58 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Estudantes do Colégio Estadual Bertholdo Cirilo dos Reis, no bairro de Plataforma, em Salvador, estão promovendo, até esta terça-feira (17), o projeto interdisciplinar “Eu, tu, ele e retrato de nós!”. A atividade tem como objetivo trabalhar questões sobre a diversidade cultural e a história dos bairros do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A iniciativa visa, ainda, promover o protagonismo estudantil e o sentimento de pertencimento dos estudantes quanto ao local onde vivem, por meio de brincadeiras, batalha de hip-hop, desfiles, apresentações musicais e produções audiovisuais.
Para a ação, as turmas foram transformadas em equipes e cada uma levou o nome de um bairro do subúrbio, local onde fica localizado o colégio. “O que queremos revelar com esta atividade é que o subúrbio é um caldeirão cultural. Levamos os estudantes a refletir sobre quem ele é, partindo do lugar onde vive, sua identidade, curiosidades, diversidade e assim trabalhar a valorização do local”, explica o diretor da unidade, Antonio Abreu.
O estudante Matheus Carvalho, 19, 4º ano do curso Técnico em Administração, fez parte da equipe “Petropik”, que apresentou curiosidades sobre o bairro do Lobato. “Mostramos, em vídeos e fotos, como surgiu o Lobato. Apresentamos a estação ferroviária do local, explicamos um pouco sobre como surgiu o nome, sua população e que naquele lugar já foi encontrado petróleo. Gostei muito do projeto, pois aprendi muito sobre o subúrbio e sua história. Me incentivou muito a pesquisar mais sobre minha cidade”, declara.
Já Rebeca Lopes, 17, 3º ano, junto com sua equipe “Mirantes de Periperi”, contou a história do bairro. “Participei do desfile da Beleza Negra representando a beleza da mulher de Mirantes de Periperi. Todos estão de parabéns. A atividade envolveu toda a escola e além de nos trazer conhecimento e troca de experiências, proporciona momentos de lazer e revela talentos”, pontua a estudante.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)