Estudantes participam do workshop de Canto Coral durante o 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola

O que a música tem de tão especial? Qual a importância de fomentar o desenvolvimento da arte musical nos contextos escolares? Estas e outras questões entraram na pauta do workshop de Canto Coral Estudantil – Encante, realizado nesta quinta-feira (28/11). O evento faz parte da programação do 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, que acontece até amanhã (29/11) na Itaipava Arena Fonte Nova.
 

Durante o workshop, estudantes da rede estadual – principalmente os que atuam no Coral Estudantil da Bahia – obtiveram conhecimentos como preparação musical, técnicas vocais e dicção na execução da experiência musical e vocal.  Daniel Moura, 13 anos, estudante da 5ª série do Colégio Estadual Dep. Henrique Brito, ficou entusiasmado com a atividade. “É muito bom fazer canto, participar do Coral Estudantil da Bahia porque isso me faz feliz, melhora minha autoestima. Pretendo ser cantor”, comemora. “Estou adorando participar desse workshop porque estou tendo muitas informações importantes sobre a música. E como eu sou membro do Coral Estudantil da Bahia, quanto mais experiência eu tiver, melhor para o meu desempenho”, acrescenta o colega Adriano Ramos, 15 anos.

A professora Vanea Mércia, uma das coordenadoras do Encante, ressaltou o poder da música e a sua importância na educação básica. “A música pode promover as expressões da emoção, facilita a exteriorização de pensamentos e ideias, estimula a criatividade, facilita a expressão de sentimentos e promove a ordem e a estrutura”, afirmou.

O professor Nilson Zuannes, um dos coordenadores do Encante, disse que o objetivo é disseminar o canto coral entre os jovens estudantes, com base na Lei Federal  nº 11.769/08. “Esta Lei institui o ensino da música na educação básica, em caráter obrigatório, visando à diversificação do currículo e estimular a produção de saberes musicais, em especial a musicalidade brasileira, valorizando as raízes populares da nossa cultura. O Encante, por sua vez, tem despertado talentos a cada ano”, comemora.

 

Notícias Relacionadas