Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes participam da primeira fase da Olimpíada de Matemática
Estudantes participam da primeira fase da Olimpíada de Matemática
Publicado em ter, 07/06/2016 - 14:24 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
O gosto pela Matemática levou muitos estudantes da rede estadual de ensino a participarem, nesta terça-feira (07), da primeira fase da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2016). O exame, organizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), foi realizado em várias escolas da rede estadual e visa revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da Matemática em todo país.
O Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, localizado no bairro do Canela, em Salvador, foi uma das escolas inscritas e os estudantes fizeram a prova com bastante entusiasmo. “Acredito que a Matemática é uma das bases do conhecimento, por isso tenho muito interesse pela disciplina e na escola encontro professores que nos inspiram bastante”, cometna o estudante do 1º ano, Rafael Santana,15 anos.
Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
Com o objetivo de cursar o ensino superior em Engenharia Mecatrônica, o estudante do 3º ano, Kelvin Santos, 16, fala da motivação em participar da Olimpíada. “Eu sou apaixonado por cálculos e raciocínio lógico, e muito inspirado pelo Pitágoras, que apesar de ser um matemático buscava outros tipos de conhecimento que podem contribuir com a área que quero fazer”, relata.
Na sua quinta participação, Daiane de Carvalho, 17, estudante do 3º ano, destaca a importância do incentivo da disciplina na escola. “Gosto muito de Matemática e apesar de ainda não ter passado da primeira fase nas edições que participei, percebo uma melhora no meu desempenho. Também quero cursar licenciatura em Química e as olimpíadas me ajudam bastante”, disse.
Para um bom desempenho no exame, os professores também se colocam à disposição dos estudantes para trabalhar na sala de aula questões disponibilizadas pelo site da Obmep. “Na medida do possível vamos intercalando a grade curricular, com os assuntos direcionados às Olimpíadas. A boa notícia é que a organizadora já tem um projeto para incluir professores que trabalharem com os alunos interessados em horários alternados. Isso deve acontecer a partir de 2017”, explica a professora de Matemática, Marluce Brasil.
Obmep - Os estudantes classificados para a segunda fase farão uma prova, no dia 10 de setembro, composta de seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e o raciocínio utilizado nas respostas. As provas desta fase, que define o resultado final, são aplicadas em locais definidos pela coordenação da Obmep e corrigidas por professores indicados pelo Impa. No dia 30 de novembro, os resultados serão divulgados na página da Olimpíada na internet.
Aos medalhistas será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep), que será realizado em 2017. O aluno com participação regular no PIC tem direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores